quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A tragédia está aí – escolas portuguesas atacadas pela COVID 19.

Ontem a Fenprof anunciou uma lista de 350 escolas atacadas pela Covid 19. Mário Nogueira, secretário-geral, anunciou mesmo que nesta última semana o número havia triplicado.

A tutela, contudo, com aquela falta de transparência “xuxa”, com aquela cultura socrática e lurdesca, manteve a coisa no maior segredo. Obrigou a directora da DGS a mentir: havia apenas 28 surtos! E a dizer: é nas familias que as crianças são infectadas, não é nas escolas. Mesmo que assim seja, suponha-se o João que vai infectado para a escola. Infecta 20 colegas da turma, e estes 20 colegas da turma infectam 200 ao fim do dia escolar. Onde foram infectados os 180 alunos? nas famílias ou na escola?

O problema foi ideológico, nada humanista. Havia que abrir a todo o custo as escolas ( ao contrário da França que apenas as vai abrir esta semana mas com o devido cálculo, e como todos os países civilizados - que não pertencem ao Corno de África!). E abri-las como se estivéssemos a 10 de Março passado. Obrigando os professores a comparecerem a todo o custo, e obrigados a dar aulas como se estivessem em 2018 – “Tudo ao molho e fé em Deus!. Quando a coisa poderia ter sido resolvida com alguma decência e sensatez.

Lista_escolas_covid

Lista atualizada às 17 horas de 21 de outubro com 361 estabelecimentos  (FONTE: FENPROF)


A coisa complicou-se e a tragédia está aí.

O matemático Carlos Antunes indica hoje a verdadeira razão desta subida: o contacto social que coincidiu com a abertura das escolas. Estas abriram a 16 de Setembro e a subida dos números verifica-se a partir de 23 de Setembro.

Como a tutela, à moda soviética,  nada apresentou, segundo os dados da Fenprof  (Lista atualizada às 18 horas de 20 de outubro com 350 estabelecimentos), elaborámos este mapa (manhoso como o dr. Costa) relativo aos dados de ontem:



Assinalados a vermelho os 117 concelhos com escolas atacadas pela covid 19 - 350 escolas!
Mais uma semana e a coisa põe-se bonita! ...                                     


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros sobre as putativas reparações às ex colónias portuguesas

  2024-04-27 às 18h21 Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros 1. As relações do povo português com todos os povos dos Estados...