quinta-feira, 9 de junho de 2022

“Júlio Augusto Massa – Missionário pensador”.

 

No dia 19 de Janeiro de 2021, foi efectuado no auditório do Instituto Internacional de Macau (IIM) o lançamento do livro “Júlio Augusto Massa – Missionário pensador”.

 

O 12º. volume da colecção “Missionários para o Século XXI”, do IIM, da autoria do prof. António Aresta, vai no encontro da biografia do missionário transmontano de Freixo de Espada à Cíntia, que chegou a Macau em 1935, tornando-se desde cedo sacerdote e depois professor interino do Liceu de Macau, leccionando português e latim. Já no Seminário de São José, lecciona o curso de Filosofia em diferentes vertentes. Foi igualmente co-fundador do Jornal “O Clarim”, em 1948, inspiração nascida a partir da “Revista O Clarim”, criada pelo padre Manuel Teixeira em 1943. Na necessidade de aprofundar a sua formação intelectual, foi enviado em 1950 a Roma onde se licencia em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo em seguida o doutouramento em filosofia na Pontifícia Universidade de Salamanca e uma pós-graduação em Ciências Sociais, no Instituto Leão XIII de Madrid. No regresso a Macau para os Serviços Diocesanos de Assistência Social, foi nomeado director do “Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau”, de 1956 a 1962, e participou intensamente em programas de assistência aos refugiados portugueses de Xangai. Foi ainda nomeado Vogal da Comissão Central da Assistência Pública e procurador na Câmara Corporativa, tendo ainda assumido, por breves períodos, as funções de governador do Bispado de Macau.



Para quem estiver interessado no assunto, aqui se deixa a bibliografia utilizada pelo autor, António Aresta:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os notáveis da vergonha...

Uma vergonha! Estes notáveis não vão acrescentar um voto (além do seu) a AJS. É que esta repentina peregrinação aos lugares sagrados dos xux...

Os mais lidos