segunda-feira, 5 de outubro de 2020

LICORES

VIRGILIO GOMES

 Um grupo de licores inesperados:

LICORES

O gosto pelas bebidas doces é antigo. … As primeiras bebidas semelhantes a licores foram o «melicato», uma mistura de água ou leite com mel, o «mulsum», uma mistura de vinho velho e mel usado pelos romanos e descrito por Apicus no De Re Coquinaria como «Conditum Paradoxum», o oximel, uma mistura de vinagre e mel e o hidromel em que se deixava fermentar o mel em água, o que permitia obter algum teor alcoólico. Assim escreveu Ana Marques Pereira no seu imperdível livro “Licores de Portugal”, 2013.

Em minha casa, dos meus Pais e em casa dos meus Avós, sempre se fizeram licores. Muitas das vezes para aproveitar parte da fruta que não se consumia diretamente, e porque naquele tempo só se comia fruta da época, na sua época. A tradição na família continua pelas mãos da minha Irmã Lina. Sempre gostei e os experimentar, mas nunca fiquei convencido ao seu grande consumo. Lembro-me de ficar fascinando quando algum licor ficava pronto lá em casa. Sei que não sou um bom exemplo para apreciação de licores apesar de não abdicar da sua presença em minha casa. Geralmente bebo-os em copo baixo com gelo partido. Por outro lado, são excelentes “temperos” para caldas de açúcar e complemento na preparação de doces e ou sobremesas.

Inesperadamente sou surpreendido com a chegada de uma caixa com garrafas de licor! Surpresa o tipo de licores que me fascinam pela sua retaguarda: “Arroz Doce”, “Pastel de Nata” e “Bolacha Maria”. Estes licores fazem parte de um programa “Cantares de Portugal”, com uma estética específica desde o formato da garrafa a todo o grafismo. Contente e ansioso por provar, ainda demorei uns dias para fazer este escrito. Conhecendo o seu fabricante, amante dos nossos produtos, achei que deveria ter confiança e fazer a prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LOUVORES À MÂE DA NATUREZA

                                                     LOUVORES À MÂE DA NATUREZA   Quadro de rara beleza Os frutos que a terra dá S...

Os mais lidos