domingo, 12 de julho de 2020

A Bandeira Processional das Almas de Lagoaça - Nova edição


Inédito ao abordar o binómio iconologia/iconografia (exceptuando dois ou três estudos), este ensaio, além de referir as várias fontes iconográficas, foi para lá das fontes primárias, algumas completamente desconhecidas, como por exemplo Jacopo Palma, il Giovani.
Antony Van Dick, A Lamentação,
actualmente no Museu do Prado
Guido Reni e Antony Van Dick, como se nota nas ilustrações que acompanham o texto, influenciaram a pintura periférica (e neste caso a iconografia de Lagoaça). E foram difundidos pelas gravuras de Lucas Vorsterman,  Pieter de Bailliu, Paulus Pontius ou Hendrik Snyers.
Além disso, analisou as fontes utilizadas em várias geografias, como por exemplo a arte ibérica colonial, não deixando de comparar esta peça com outras peças existentes na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, citadas ao longo do texto.
O volume é profusamente ilustrado (36 imagens a cores), com uma soberba qualidade gráfica.

98 Best unorganized items images | Me me me anime, Bleach ...
Guido Reni., 1635.Óleo sobre tela
(2,93×2,02 cm).Acervo da 
Igreja de Santa
 Maria dellaConcezione dei
Cappuccini, Roma,
Itália.
O livro é já do domínio público. Acabou de ser impresso e, a partir de hoje, já pode ser adquirido ao preço de custo - 10 euros:


1 - Através do e-mail tempocaminhado@gmail.com
2 - Os LAGOACEIROS que estejam no PORTO ou nas redondezas, podem ainda adquirir o livro nas instalações da EXOTERRA: Rua Joaquim António de Aguiar, 275 - 4300-465 Porto. Podendo combinar através do Tel.: 225371729, ou do E.mail: geral@exoterra.pt
3 - Em AGOSTO pode ser adquirido no LAR do Centro Paroquial e Social de Lagoaça, pois para lá será enviada a remessa com cerca de 100 volumes, cujos proventos revertem em seu favor.
4 - Ou então para o e-mail; josefaragata@gmail.com , ou pessoalmente.

Nota: O volume será oferecido, em Agosto, aos colaboradores regulares de Tempo Caminhado.



LAR do Centro Paroquial e Social de Lagoaça.  Para lá será enviada a remessa com cerca de 100 volumes, cujos proventos revertem em seu favor.
Por uma simples razão: Tanto em Portugal como na Europa, foram os idosos os que mais sofreram com a Covid 19.
Felizmente não houve casos em Lagoaça, mas os apoios faltaram. E com esta modesta ajuda, pretende-se contribuir com algum provimento para o bem comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Programa de actividades de Janeiro (2025) da CTMAD de LISBOA

Estimada(o) Consócia(o), A direção da CTMAD envia o programa de atividades de Janeiro de 2025 e aproveita para desejar um excelente 2025 co...