quinta-feira, 23 de abril de 2020

Vamos a ver por onde param as modas

                                                              No Twitter

Por. Costa Pereira
Portugal, minha terra  

Para iniciar começamos pelo Boletim do epidemiológico da Direção-Geral de Saúde que registou 917 infetados 762 pessoa, e depois vamos ao resto, antes que o Coronavirus, nos bata à porta, deste dia 21. Mas hoje deu-me para me servir de dois assíduos colaboradores de TEMPO CAMIINHADO e que são Jorge Lage e Barroso da Fonte. Dois transmontanos, como eu, e que não têm papas na língua, cada um à sua maneira, dizem  o que pensam, e não temem em ser verdadeiros no que escrevem.


“Há cerca de 10 anos adquiri esta maravilha de Fé e de Cultura, no Turismo de Portugal, ao fundo da Avenida da Liberdade, em Lisboa, feito este pequeno oratório manual por umas mãos mágicas de uma grande Senhora que nunca conheci. Custou uma nota, mas tudo o que me encanta a respeito de Nossa Senhora não olho para trás. A última dádiva que tive foi um terço manufaturado oferecido por um amigo do ex-Colégio Marista de Leiria e hoje oficial-médico reformado e voltou a fazer terços. Terço que foi benzido pelo Rev.mo Arcebispo de Braga”. – Escreveu assim, o coronel Jorge Lage.


Por outro lado surge o Dr. Barroso da Fonte a responder, e muito bem, ao presidente da Liga dos Combatentes a propósito da resposta que deu a um seu artigo que por acaso  transcrevo:

"Mando-lhe um recorte que clarifica uma afirmação mentirosa do Presidente da Liga dos Combatentes. O Tempo caminhado já publicou antecedentes entre a Liga e a ANCU (Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar). Esta teve a ideia e aquela 
apropriou-se dessa ideia, relegando a autora para penúltimo lugar no elenco das inscrições no sopé do Monumento.
Ora o atual Presidente da Liga dos Combatentes, general Chito Rodrigues, na tentativa de justificar «o assalto à propriedade alheia», veio a terreiro dizer que «não tem o prazer de me conhecer pessoalmente».
Ora ele está farto de me conhecer e de saber que fui eu que, na qualidade de Presidente da Direção da ANCU convidei o seu antecessor general Altino de Magalhães, já falecido, mas Transmontano, como eu e meu Amigo pessoal.
Foi nessa qualidade que, em 6 de Julho de 1984, o convidei a visitar a sede da ANCU, em Guimarães e de o convidar para sócio e para Conselheiro Nacional, o que aceitou. Só em 1986, ele foi eleito, até 1996, para Presidente da Liga. E foi entre, 1984 e 1994, que ele liderou, juntamente com as 8 associações que têm o nome à entrada do Monumento que a concretização desse sonho da ANCU.
Nunca fora sonho da Liga. E, só o foi, desde que eu o convidei, em Guimarães para ele convidar mais cinco das oito subscritoras, visto que, a dos Comandos e a dos Deficientes das Forças Armadas, já eu as tinha convidado. Chito Rodrigues herdou a Liga. E, certamente, seguiu as linhas de orientação. Mas Altino de Magalhães apropriou-se de uma ideia minha e da ANCU, que erradamente, passou a livro sobre o Monumento. Como posso «partir» com qualquer vírus que por aí apareça, pretendo acertar o diálogo, para que a História do Monumento se escreva com o rigor que se exige. Daí esta nota que o tempo caminhado agora publica, com uma foto que vale mais do que mil palavras. BF" – Vamos a ver por onde param as modas.

Nota de Tempo caminhado: Aos textos dos nossos colaboradores nunca fizemos comentário. Nem se deve fazer porque o texto é deles. Hoje abrimos uma excepção. Apenas para actualizar os números da COVID 19. Hoje registaram-se mais 35 óbitos. No total já lá vão 820 almas e 22.353 de infectados. Para um país minúsculo como Portugal, é obra!
Presidente da Associação Médicos de Língua Portuguesa: “É altura de Portugal pedir ajuda à China”E ainda hoje, o Presidente da Associação de Médicos, na TSF (esta estação esquerdista, apesar de tudo, tem os seus méritos), afirmou que os dados de hoje são iguais aos da semana passada. E a registarem-se estes números na próxima semana, não é aconselhável o levantamento do Estado de Emergência!
Ora mais nenhum órgão de informação se referiu a estas declarações! Porque será? Nós sabemos e a isso nos referiremos em momento próprio.

                                                      Actualizado a 24 de Abril de XX

1 comentário:

  1. Meu caro amigo, Senhor Costa Pereira, obrigado pela sua atenção e que eu não mereço. Fico-lhe muito agradecido pelas suas palavras amigas. Que Nossa Senhora de Fátima e S. Jorge (hoje é o seu dia e é Patrono dos Exércitos das Terras de Santa Maria) o protejam com a maior saúde e felicidade. Isto de Fé é um dom de Deus ou se tem ou se não tem e ninguém pode falar do que desconhece. Abraço amigo, Jorge Lage.

    ResponderEliminar

Livro do IV Congresso Transmontano - 2018

  Realizado em Maio de 2018 no Pavilhão do Conhecimento em LISBOA, o IV Congresso Transmontano e Alto Duriense, foi agora (em Setembro deste...