quinta-feira, 23 de abril de 2020

Os professores heróis à custa da COVID 19


                                                   No Twitter

Nenhum professor decente, com esta questão viral que se abateu sobre o Mundo, irá neste 3ª período, transmitir aos seus discípulos conteúdos novos (referi-mo-nos concretamente aqueles que serão sujeitos a exames). O mais sensato será aprofundar os conteúdos que se deram presencialmente (como antes se dizia: revisão da matéria dada!). Seja via plataformas digitais, seja via presencial (como essa gente quer).  Haverá uns tantos que o farão. Mas esses pertencem à matilha!
Por essa razão, em vez de andar com experiências socráticas, repensem a forma de avaliar os alunos do 11º e 12º anos. Ainda estão a tempo. Porque com as ferramentas tecnológicas que possuem, os professores estão em condições de garantir o 3º período. Claro, com as deficiências que a coisa provoca.


Na semana passada, no Parlamento, os professores dos ensinos básico e secundário da nação, ouviram um elogio como não ouviam desde 2005 (ressalvando o período de 2011/2015). A dona Catarina Mendes (do PS) resolveu tratá-los como heróis, seguida de numerosas palmas!


A dona Catarina Mendes já desempenhava cargos importantes no PS no tempo do sr. Sócrates e da Dona Maria de Lurdes Rodrigues, quando, entre 2005 e 2011, se humilhou esta classe como nunca. E o dr. Costa era ministro da AI. E sobre esta questão estamos conversados. Neste blogue já se  disse o que tinha que se dizer desse período maldito! E os professores não se esqueceram. Muitos foram impedidos de prosperar durante 10 anos, enquanto outros, muito menos qualificados, subiram a bom subir sem adversidade de espécie alguma – os apaniguados! Os Agrupamentos de Escolas eram as tocas dos amigalhaços (e pouco mudou desse tempo para o de hoje, porque o poder é o mesmo).
A dona Mendes não mandou esse grito de Ipiranga por acaso. Tudo é planeado à boa maneira soviética!
3ª Feira, não por acaso, os jornais (todos controlados – salvo as raras excepções - pelo dr. Costa e o sr. Santos Silva) anunciaram que se colocaram as Forças Armadas a planear o processo de desinfecção das escolas, e mais isto e mais aquilo, entregues aos militares (que há muito já deviam estar no terreno).
Ontem, no Parlamento, o dr. Costa tornou a enaltecer o trabalho dos professores. São isto e aquilo, disse. Quem os ouça hoje até se esquecem do que disseram no tempo da excomungada Maria de Lurdes Rodrigues …
Nada disto é novo. Essa gente precisa agora dessa classe. Precisa que as escolas abram a todo o custo. Por essa razão as encerraram para os alunos até ao 9º ano e inventaram a coisa dos exames.
A solução dos exames já a demos neste espaço. Mas eles insistem noutra porque por trás está a tabuada. O país tem rapidamente que se movimentar, para o prejuízo económico não ser tão catastrófico. E a forma mais simples  é fazer a experiência das escolas (com os 11º e 12º anos) à moda soviética do tempo de Estaline. As pessoas não interessam.
Mas há aqui coisas que não batem certo: Esta questão económica está muito longe da atravessada no tempo do PS de Sócrates. Então porque é que determinadas empresas se queixam de não ter possibilidades de pagar aos seus trabalhadores, um mês depois? É coisa estranha, como são os números de óbitos da COVID 19. Ora o problema económico passa por soluções simples: acabem com a VIGARICE e a ROUBALHEIRA! E sigam os conselhos do Presidente Marcelo em relação à obrigação moral e ética dos bancos para com os contribuintes portugueses!
É bom que esta gente pense bem a 29 deste mês (que é o dia que o dr. Costa vai reunir com as autoridades de saúde, as mesmas que não queriam encerrar as escolas …) na questão da reabertura das escolas. Porque os professores não irão servir de cobaias (pelo menos aqueles que pensam). Nem eles nem os miúdos. Abram-nas, mas preparem-se para os atestados médicos. Dos professores e dos alunos.



Greve de professores. Mário Nogueira diz que luta vai continuar ...



Nota de Rodapé:
Espera-se que os sindicatos não caiam nesta armadilha …

Sem comentários:

Enviar um comentário

Livro do IV Congresso Transmontano - 2018

  Realizado em Maio de 2018 no Pavilhão do Conhecimento em LISBOA, o IV Congresso Transmontano e Alto Duriense, foi agora (em Setembro deste...