quinta-feira, 23 de abril de 2020

Livro - «Natal Verde» - 30 anos de Postais de Jorge Paiva, 19902019

JORGE LAGE
«Natal Verde» é o título do novo livro do ilustre Prof. e Investigador, Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra (UC). É a cores, com quase 150 páginas e tem a chancela da UC, do Centro de Ciência Viva de Coimbra e da Ordem dos Biólogos, com edição da Imprensa da UC e uma tiragam de 5.000 exemplares. Na capa e contracapa cartonadas predomina o verde, aparecendo o Prof. Jorge Paiva, em primeiro plano, a observar um ramo de oliveira em flor e atrás as «Quedas de Kalandula» (rio Lucala) e floresta tropical. O Prefácio é do Director do Jardim Botânico, da UC, referindo que «o Doutor Jorge Paiva é, para muitos deles (antigos alunos), uma das suas principais referências académicas e cívicas» e «Esta edição é uma ferramenta muito válida no trabalho educacional e no aprofundamento colectivo da consciência cívica (…)». O Presidente da Direcção da Ciência Viva de Coimbra, Paulo Renato Trincão, escreve que «A sua mensagem chegou a muitos milhares de pessoas, alunos, professores, leitores e fez com que muitos sentissem que poderiam como ele, contribuir para “salvar o planeta”». 

                                                No Twitter
E José Matos, Bastonário da Ordem dos Biólogos, convida para que «apreciem a beleza dos postais, leiam atentamente e aprendam com as suas mensagens». Ainda, Helena Freitas, antiga aluna de Jorge Paiva e catedrática da UC desperta-nos para que vejamos que «cada postal conta uma história de biodiversidade de forma distinta, mas sempre com pertinência e desafio, interpelando-nos a agir». Sobre os postais do Prof. Jorge Paiva lembro aos leitores do Notícias de Mirandela que todos os anos próximo da quadra natalícia eu dava a conhecer o seu postal desse Natal e a mensagem. Também é do conhecimento dos leitores que nutro uma grande admiração pelo muito prestigiado investigador biólogo da botânica e da biodiversidade. Fui, como muitos milhares de professores, seu aluno, seu par em acções de formação, algumas delas da minha responsabilidade. Desses contactos construi uma grande admiração e amizade com tão grande vulto internacional da biologia. Até há pouquíssimo tempo sei que tem participado em várias missões internacionais de investigação em todo o mundo. É uma grande honra e proveito ser seu amigo, ajudando-me em situações de artrite/artrose e prostite sem ter de tomar fármacos, conseguindo qualidade de vida com produtos naturais. Tudo o que o Prof. me pede respondo afirmativamente, ainda que tivesse de dar a volta ao mundo. A sua grande preocupação é para a mensagem de se defender a biodiversidade chegue aos mais jovens, que serão eles quem podem construir o amanhã, se houver amanhã, um mundo novo. Nas milhares de idas às escolas, nunca cobra nem aceita um cêntimo pela deslocação ou dormida. É o grande «Missionário da Biodiversidade» que em 30 postais de Natal (em português e inglês) ao longo de 30 anos fez chegar aos seus mais de 4.000 amigos espalhados pelo mundo. Só em custos de correio gastou muito dinheiro, sem contar o tempo gasto na expedição. O livro que aconselho aos leitores pode ser pedido à UC ou ao Jardim Botânico de Coimbra. Parabéns ao ilustre Professor por tão oportuno livro e pela obra meritória de uma vida, de prestigiado académico, investigador e cidadão de referência.
Jorge Lage – jorge.j.lage@gmail.com –24MAR2020
Provérbios ou ditos de Abril:
         Andam os castanheiros ao boi!...
         Em Abril queimou a velha, o carro e o carril; e uma camba que ficou, em Maio a queimou.
         Diz o roto ao nu: «Porque não te vestes tu?»
Jorge Lage – jorge.j.lage@gmail.com – 24MAR2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

Livro do IV Congresso Transmontano - 2018

  Realizado em Maio de 2018 no Pavilhão do Conhecimento em LISBOA, o IV Congresso Transmontano e Alto Duriense, foi agora (em Setembro deste...