sexta-feira, 24 de abril de 2020

2 biliões na tabuada do Ratinho e as bazucas do dr. Costa

                                                        No Twitter

A tabuada do Ratinho foi aquela por onde os da nossa geração aprendeu até à antiga 4ª classe. A que usámos há mais de meio século, oferecida pelo nosso avô como prenda de anos (!), e que todos os dias depois de vir da quinta nos fazia trautear (a nós e aos nossos irmãos), já há muito que desapareceu nas mudanças de vida.
Há cerca de 10 anos tivemos a sorte de ter saído um fac-simile da 74ª edição, publicada pela Papelaria Fernandes (50.000 ex.) que logo adquirimos e guardamos em lugar especial na nossa biblioteca pessoal.
E a que propósito trazemos hoje à liça este maravilhoso volume de 32 páginas? A propósito dos números!
Na página 6, na secção dos Números superiores a 100.000, diz-nos:
1.000.000.000 – Um bilião. Etc.
Ou seja, já nessa altura sabíamos, eu e os meus colegas, com 8/9 anos, que um bilião era igual a Mil Milhões.
Regra aceite em Portugal desde sempre – isto daria um tratado, mas não é essa a intenção.
O Dicionário Universal de Língua Portuguesa, Texto Editora, diz que bilião é um termo de origem francesa e significa "mil milhões"!
O Novo Prontuário Ortográfico, Plátano Editora, traz a versão antiga, ou seja, 1 bilião = 1 milhão de milhões.
Em Portugal, Espanha, Alemanha e França, em termos matemáticos tem-se seguido bilião = um milhão de milhões (1 000 000 000 000 ou 10 elevado a 12). Mas nos EUA,  Reino Unido e Brasil, por exemplo, bilião = mil milhões (1 000 000 000 ou 10 elevado a 9). Ou seja, como na tabuada do Ratinho. E é essa que preferimos, porque foi a que aprendemos. Porque também a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra, refere o bilião como mil milhões.
E, já agora, para não incorrermos em tendências (coisa que detestamos por não sermos como os cordeiros), o Houaiss trata a coisa como bilion. E para não escrevermos todo o conteúdo, a dado passo diz: "quantidade muito grande", para acrescentar "mil vezes mil". A edição da nossa biblioteca pessoal é a primeira, composta por 6 volumes. Consultámos, neste caso, o Tomo II, p. 585.
Massa italiana: 3 receitas fáceis e deliciosas para experimentar
A voz do povo de 1945: O líder das massas popularesTodo este paleio para dizermos que 1 bilião é igual a mil milhões. E também para dizermos que o paleio do dr. Costa e daqueles que o seguem, serve para confundir as massas! Não as italianas, deliciosas para um bom repasto, mas as populares. O Povo como dizem os esquerdistas (agora até dizem pouco, sabe-se lá a razão).
Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem ...O cão que fuma...: Pobres e agradecidos: muito obrigado, dr. CostaOntem, o dr. Costa, fanfarrão como sempre (mas bonacheirão como o falecido dr. Soares – seu mestre), apoiado pela avozinha Catarina do Bloco, veio anunciar às massas que a Europa tinha chegado a acordo sobre a ajuda aos países membros por causa da virose. E disse que haveria uma ajuda de cerca de 2 biliões (reparem, usa a enormidade da palavra, seguida dos jornalistas submissos!). 
9K32 סטרלה-2 – ויקיפדיהTambém ficámos na dúvida, porque se essa ajuda é para os países no seu conjunto, é irrisória, se é para o Portugalinho corrupto é considerável. Mas não é coisa que já se não tenha dito neste espaço. Adiante.
Ora se Portugal apenas precisa de c. de 2 biliões de euros (segundo a tabuada do ratinho) para recuperar a economia, não se percebe (pelo menos a gente decente) porque é que andam com essa propaganda de empresários a dizer que já não têm dinheiro passado um mês!
Ora se o raciocínio não nos falha, baseando-nos na tabuada do Ratinho, 2 biliões serão 2 mil milhões.
Perante isto pergunta-se ao dr. Costa e acólitos o que serão 78 mil milhões? Seguindo a tabuada (do ratinho) serão 78 biliões! Ora foi essa a soma que o país teve de pagar à Europa entre 2011 e 2015 por causa da ROUBALHEIRA!
George Marshall – Wikipédia, a enciclopédia livre
George Marshall
Tenham decência, e façam política pura (séria). Essa propaganda é indecente quando já existem 820 óbitos e 22.353 infectados!
É bom, portanto, que a Europa esclareça as questões dos biliões. Se os 2 biliões são os 2 000 000 000 elevados a 9, ou se são os 2 000 000 000 000 elevados a 12.
Deixem-se de conversa fiada. O já lendário Plano Marshall, ajudou a Europa Ocidental (apenas porque a de Leste foi obrigada pela então URRS para não aceitar a ajuda), depois da II Guerra, com mais de 120 biliões (segundo a tabuada do Ratinho)! Há 75 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Debate do Dia Municipal da Igualdade: Desafios das migrações em Bragança

  Enviamos, em anexo, o cartaz do Debate do Dia Municipal da Igualdade, a realizar-se no CNIJ no dia 24 outubro. Muito gostaríamos de cont...