segunda-feira, 17 de junho de 2019

REIMPRESSÃO DA 3.ª EDIÇÃO DE GENTE DA MINHA TERRA




Gente da minha Terra, considerado por muitos o melhor livro de contos de Nuno Nozelos, acaba de sair em reimpressão da 3.ª edição, datada de 1987. A 1.ª edição tinha saído em 1967 e a 2.ª em 1975.
Esta reimpressão, que procura manter viva a figura do escritor, deve-se à diligência da sua viúva, Dona Celeste Nozelos, e foi por ela custeada.
A produção narrativa, e em especial os contos, de Nuno Nozelos é a mais festejada parte da sua obra. Fernão de Magalhães Gonçalves, por exemplo, considera Nuno Nozelos «o maior e o mais importante contista pós-torguiano». Ápio Garcia, conhecido publicista, por seu turno, escreve: «O seu livro [Gente da minha terra] – agora surgido em nova edição – merece mais do que ser lido. (…) Algo do Nordeste Transmontano está, ali, pujante de autenticidade como se de documentário projectado em panorâmico se tratasse.» E o romancista Fernando Namora: «Apreciei deveras o seu conto. Estilo sóbrio e eficaz, ritmo narrativo adequado ao tema e à ambiência, e, sem dúvida, grande comunicabilidade com o leitor.» E o mesmo Fernando Namora, noutro local, fala de «um evidente domínio da arte de narrar.»
                Gente da minha terra, confessa o Autor no prefácio da 3.ª edição, «veio a lume (…) com a veleidade de ser uma tela, embora modesta, que retratasse as gentes nordestinas, relevando essencialmente a sua personalidade, os seus costumes, o seu linguajar e as suas carências.»
O próprio facto de a obra contar já três edições, mais uma reimpressão, é significativo de que se trata de um dos mais flagrantes e conseguidos retratos da ruralidade de Trás-os-Montes.

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...