segunda-feira, 17 de junho de 2019

13 de Junho, Dia de Santo António.



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra   

Como manda a tradição Lisboa presta homenagem ao seu padroeiro, que com São Vicente da capital são reis: Santo António. Nasceu na igreja-museu, vizinha da Sé, em 1195; e faleceu em 1231, ficando sepultado em Pádua (Itália), onde são veneradas as suas relíquias. Sendo feriado municipal, neste dia os lisboetas têm vindo a juntar á data outras iniciativas de caracter cultural, social e turístico, como sendo os casamentos de Santo António, as marchas populares e por associação os derivados que dai advêm em prol da gastronomia e demais setores do comercio alfacinha.” Na Itália, Santo António destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da ordem franciscana recém-fundada por São Francisco de Assis.
Em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico). “O Museu procura “contextualizar esta devoção, explicar a importância de Santo António, o único doutor da Igreja português”, que nasceu em Lisboa e “foi importante para a cidade”. A procissão que sai às 17h00, da igreja que antes foi espaço onde moraram seus pais, e ele terá nascido, segue depois por todo o bairro a Alfama e só regressa umas duas horas depois. Este ano fiquei-me por visitar só a igreja e não acompanhar a procissão e nem tempo tive para dar um abraço ao meu amigo franciscano Sr. Padre Teixeira, que passou rentinho a mim. Dou-lho daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário