quarta-feira, 10 de abril de 2019

Qualidade de alguns enchidos de Mirandela



Já aqui me manifestei contra a invenção saloia de enchidos, a que, também, chamam alheiras e nada têm a ver com estas. Acho um atentado à comida saudável, andarem, por exemplo, a fazer umas bolas ou almôndegas com a massa das alheiras ou recheando pastéis folhados com a alheira. É um atentado à comida saudável (à saúde) fazerem estes disparates. Já basta quando as fritam e as acompanham com reles batatas fritas, sendo uma bomba calórica. Quanto mais essas modernices de alguns chefes com tiques saloios. Uma boa alheira deve ter um mínimo, dos mínimos, de carne gorda e gordura. Há pouco num espaço comercial de Braga, estava um comerciante do concelho de Vimioso a vender vários produtos e comprei-lhe umas alheiras com bom aspecto exterior, mas, não passavam de péssimos enchidos cheios de carne gorda e azedas. Também, a minha esposa comprou em Mirandela uns chouriços azedos… Onde vai a qualidade dos enchidos dos antigos donos da empresa? Nem o pão estava desfeito e resumia-se a pão mal apaladado. Um desrespeito para com os bons comerciantes. O Celestino Reis tinha-me avisado da péssima qualidade, dos enchidos da empresa há mais anos instalada na zona comercial. Eu não quis contrariar a minha mulher e deitamos aquela bodegada fora. Bons enchidos azedos serão produzidos, entre outros, pela marca Angelina. Das alheiras mais equilibradas e apaladadas, com pouquíssima gordura, que tenho comido são da Eurofumeiro. Não pode valer tudo porque a indústria de enchidos de Mirandela pode definhar. A nossa alheira merecia ter um ex-libris no Alto do Canal, para uma maior visibilidade e promoção. Ao promover a alheira damos mais visibilidade a Mirandela. O criativo Artur (Praia) Ferreira há muito o sugeriu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Viriato da Cruz - Cartas de Pequim

  Monique Chajmowiez/Viriato da Cruz Coleção constituída por três pequenos núcleos: cartas de Viriato da Cruz a Monique Chajmowiez, datadas...