quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Super Interessante - Extra


A Super Interessante é uma revista interessante. Trata assuntos de relevância, em áreas distintas do conhecimento humano. Está no mercado há mais de duas décadas. Por vezes lança números especiais, como o Extra do mês de Setembro. Custa 3 euros e 95 cêntimos.
Contudo, como outras do género, enferma por omitir dados cruciais na história da Humanidade recente. Ao terror Nazi e ao Holocausto, dedica, e muito bem, páginas inumeráveis e números próprios. Já não faz o mesmo em relação ao Gulag soviético e ao terror leninista e estalinista. Embora tenha dedicado um número especial à Revolução Russa.
No número extra deste mês, por exemplo, na página 28 publica uma foto de Hitler, com a Torre Eiffel em plano de fundo. A Hitler dedica mais um texto, intitulado “governantes loucos”, ilustrado com fotografia na página 94. A ele comparam-se alguns reis, mas sobre Lenine e Estaline, nada!
Mais curioso ainda, é o produzido na página 58, no capitulo “Guerras”, sobretudo no capitulo “Milhões de vitimas”. São dados 10 exemplos de acontecimentos onde se perderam milhões de vidas. Sobre os Gulag soviéticos e sobre o terror de Lenine e Estaline, nada! E sobre os campos chineses no deserto de Gobi ainda menos. Salvam a honra do convento com uma pequena referência ao terrorismo moderno na página 53. Mas incidem apenas sobre Bakunine e os anarquistas. E então sobre o terror leninista e estalinista, não se diz uma palavra? E sobre o de Mao?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O bluff de Ventura

André Ventura com o bluff que criou, contribuiu para uma coisa: a partir de 2026 o PAR será socialista. Ou seja, André Ventura entregou a Pr...