quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A Standard & Poor's (S&P), a subida notação da dívida portuguesa, e o limiar de nova BANCARROTA


Em 2011 o país entrou em BANCARROTA, como se pode ver AQUI. Esse facto obrigou o governo socialista de Sócrates a pedir 75 BILIÕES de empréstimo. Para isso, o governo que lhe seguiu foi forçado a cortar os vencimentos (para os conseguir pagar), nas pensões (segundo a regra matemática da proporção – ou seja, cortar mais aos que mais podiam), e por aí adiante. A coligação das esquerdas (PS, PCP e BE) agora no poder, alardeou durante dois anos aldrabices sobre esta questão. E, principalmente o BLOCO, pela voz da dona Catarina alardeou um aumento das pensões. É que o que está em causa são dois (2) milhões de votos!
Recentemente a Standard and Poor’s subiu a notação da dívida portuguesa. Mas não foi a primeira vez que o fez.
Convém, portanto, recuar no tempo, antes de tornarmos à Standard & Poor's (S&P). Lembram-se da primeira vez que Portugal foi aos mercados, depois da BANCARROTA, ainda como ministro o primo do beato Louçã? À época, Portugal não tinha crédito algum, e essa primeira tentativa estava alicerçada em terreno pantanoso deixado pelos socialistas! Colocava-se em dúvida o sucesso da operação. E os socráticos não tardaram a desestabilizar a operação. Porém, a dita foi um sucesso. O primeiro sucesso do governo português à época, liderado por Passos Coelho, coadjuvado por Paulo Portas.
Lembram-se? Pelos vistos, a memória do indígena luso é fraca. Nem se lembra, por exemplo, da primeira vez que a Standard & Poor's (S&P) subiu a notação da divida portuguesa, ainda no governo de Passos Coelho. Ao tempo, neste espaço, escrevíamos: “A Standard & Poor's (S&P) elevou o rating soberano de Portugal, que estava dois níveis abaixo de "lixo" (BB), para o primeiro patamar da chamada categoria de investimento especulativo (BB+). Ou seja, ficou a apenas um nível de sair do chamado "lixo". E neste mesmo espaço se escrevia em Setembro de 2015, na governação de Passos Coelho e Portas: “Revista Forbes distingue Portugal como o melhor para investir”.
Convém lembrar que certas “personalidades”, nesse tempo, eram criticas em relação à notação das agências. Mas hoje desdizem o que disseram. Qual o crédito de gente deste género?
E qual o crédito de gente que hoje “governa”, que faz tanto alarde, com tanto foguetório pela recente subida da notação da divida portuguesa pela agência Standard & Poor's (S&P)? Não lhes disseram ainda que estamos a milímetros de um segundo resgate? Do limiar de nova BANCARROTA?

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não faltam problemas para o Governo resolver" - António Costa

Ah! Mas os telejornais não abrem com este embuste ?! https://eco.sapo.pt/2024/04/17/medina-financiou-queda-da-divida-publica-com-dinheiro-da...