quinta-feira, 3 de março de 2016

A deriva livreira

 

MIGUEL ESTEVES CARDOSO - jornal Público

Carey recomenda vários livros. Hoje li um deles, maravilhado.

É delicioso ser passado de livro para livro como se a nossa única vontade – obrigatoriamente fingida – fosse prevalecerem as vontades dos outros.
Estando a saborear a bisbilhotice bibliófaga de The Prose Factory do incansável D.J.Taylor interrompi a leitura (o livro é reconfortantemente longo) para ler o que o sempre divertido e severo Terry Eagleton escreveu sobre ele no London Review of Books de 18 de Fevereiro. Ele tem um sentido de justiça que, sendo ao mesmo tempo irónico e sincero, faz-me sempre rir.
As pessoas honestas podem não admirar-se mas reconhecem-se. Os brincalhões desonestos fazem o mesmo. Ocasionalmente um brincalhão desonesto (Eagleton) agradece a uma pessoa honesta mas engraçada (Taylor) o divertimento que lhe trouxe.
Eagleton queixou-se da snobice com que foi recebido a autobiografia The Unexpected Professor de John Carey. É verdade. Li muitas críticas sobranceiras. Todas faziam a mesma pergunta: como é que um professor de Oxford que conseguiu tudo o que queria sem ser de classe média-alta se pode queixar? Só que ele não se queixa quase nada.
Comprei o livro e li-o. É irritantemente vaidoso mas é, sobretudo, uma série de declarações de amor por livros, mais do que por escritores. Este amor pelos trabalhos de quem escreve mostra a gratidão imensa de quem lê.
Carey recomenda vários livros. Hoje li um deles, maravilhado: The Piano Shop on the Left Bank de Thad Carhart. Apaixonei-me por certos, poucos pianos. Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina