quinta-feira, 3 de março de 2016

O Monte Farinha ou Alto de Nossa Senhora da Graça - Imagens antigas

 Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra. 

O Monte Farinha ou Alto de Nossa Senhora da Graça é o ex-libris, não só de Mondim, mas de toda a região de Basto. Com os seus quase mil metros de altitude, este especto paisagístico em forma de pirâmide é além de um espaço sagrado e de  peregrinação, como também desde há muitos anos a esta parte tem vindo a servir de palco para certas modalidades desportivas, com destaque para o ciclismo, parapentes, e também provas motorizadas. Em tempos conhecido também por monte de Nossa Senhora de São Beríssimo, este espetacular miradouro dista uns 100km. da cidade do Porto; 40 de Guimarães; 30 de Amarante, e de Vila Real, 50 km. Com o Tâmega e as Fisgas de Ermelo, constitui o principal atrativo turístico do concelho de Mondim de Basto. Por isso aqui assenta bem o significado da expressão ex-libris, como identificativo de toda a região de Basto.
 São quatro postais com a sua história, o da vista parcial de Mondim de Basto foi-me enviado de Celorico de Basto pelo saudoso amigo Sr. Albano Borges, do Noticias de Basto, a 05 de Dezembro de 1973, com uma mensagem de parabéns alusiva ao dia seguinte, o do meu aniversário.
Os outros três fazem parte de uma coleção que guardo de  postais recebidos na minha troca de correspondência com  saudoso Padre Guedes após iniciar o seu múnus paroquial  na freguesia de  Vilar de Ferreiros.
Este foi me remetido a 20 de Abril de 1968. Dizia então: “os meus afazeres paroquiais não me permitem responder prontamente; mas no entanto eu concordo com a proposta acerca dos livros ”, e adiantava : “ Brevemente eu escreverei com mais espaço”. É em homenagem a este saudoso sacerdote, o “Padre da Senhora da Graça”, que divulgo estas imagens antigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Lições da História

         https://www.editoraself.pt/product/as-licoes-da-historia/