quinta-feira, 3 de março de 2016

A Arquitectura fascinante de Tiébélé - Burkina Faso

 
Tiébélé é um lugar muito difícil de se visitar pois o povo Kassena deseja permanecer isolado de influências externas e preservar seus próprios edifícios e tradições. Eles acreditam que a modernidade é uma ameaça à sua cultura e, por isso, preferem evitar visitantes. É preciso um longo processo de negociações para ser admitido na aldeia.
Neste lugarejo, localizado no país africano de Burkina Faso (um dos mais pobres de África), os moradores têm o costume de dar um ar artístico às suas casas.
Tiébélé possui aproximadamente 1,5 hectares e é o lar dos Kassena, um dos grupos étnicos mais antigos da região, que se estabeleceram no território de Burkina Faso no século XV. Tiébélé é conhecida pela incrível arquitetura tradicional Gourounsi e as elaboradas paredes decoradas de suas casas.
A decoração das paredes é realizada pelas mulheres do povoado e é uma prática que data do século XVI. Reforçam o exterior das casas e aproveitam para criar os desenhos. A “tinta” é obtida pela mistura de barro e pedras esmagadas de diferentes colorações.
Os habitantes constroem suas casas com terra, madeira e palha. As paredes têm a grossura de um pé (cerca de 30 cm) e as casas são desenhadas sem janelas, com excepção de uma pequena abertura ou duas para permitir que entre luz suficiente. Os tetos estão guarnecidos por escadas de madeira e as portas dianteiras são de tamanhos variados.
Os desenhos também servem para proteger as paredes; a decoração é feita antes da temporada de chuvas e protege as paredes da humidade.
Algumas das construções decoradas não são casas, mas sim mausoléus construídos para sepultar os mortos.
(enviado por João Manuel)

Sem comentários:

Enviar um comentário