domingo, 28 de fevereiro de 2016

Livro de Hitler publicado em Portugal


"Mein kampf", de Adolfo Hitler (1889-1945), "um dos livros mais nefastos da história", é publicado a 2 de março, numa "edição de capa dura, com cerca de 50 fotografias e um grafismo ambicioso", segundo a editora Guerra e Paz.
O texto de Hitler é precedido por "mais de 100 páginas de análise histórica do nazismo, dos métodos que levaram Hitler ao poder e do hediondo crime que culminou com as câmaras de gás e os fornos crematórios do holocausto", segundo a editora.

"A democracia deve conhecer os seus inimigos", diz a editora, na apresentação do livro, no seu sítio na internet. "Este livro, mal escrito, de teses abomináveis, foi a bíblia de um movimento, o nazismo, que dilacerou a Europa, primeiro, e o mundo a seguir. Um documento com esta natureza deve ser conhecido e deve ser publicado".
"Para comemorar o 10.º aniversário [da editora], a Guerra e Paz está a publicar uma trilogia de 'livros malditos'", afirma em comunicado, acrescentando que são "malditos por estarem inegavelmente ligados às maiores tragédias e genocídios do século XX".
O primeiro livro editado foi o "Manifesto Comunista", de Karl Marx e Friedrich Engels, no passado dia 20 de janeiro, e, em maio, "estará nas livrarias o 'Pequeno livro vermelho', de Mao Tsé-tung".
A edição de "Mein kampf -- A minha luta", com texto integral de Adolfo Hitler, numa tradução e adaptação de António Rodrigues e da equipa Guerra e Paz, coteja a edição brasileira, de autoria de Júlio de Matos e Biapina, com a edição inglesa de James Murphy, ambas realizadas com base no original alemão.
Adolf Hitler, nascido na Áustria, sob a coroa austro-húngara, serviu o Exército do imperador alemão Guilherme II, na I Grande Guerra (1914-1918), fundou o Partido Nacional-Socialista (Nazi) e liderou os destinos da Alemanha, de 1933 a 1945, utilizando o título de "führer" (chefe supremo), desde 1934.
O texto de Hitler é precedido por "mais de 100 páginas de análise histórica do nazismo, dos métodos que levaram Hitler ao poder e do hediondo crime que culminou com as câmaras de gás e os fornos crematórios do holocausto", segundo a editora.
O livro inclui ainda um artigo, de 20 páginas, que "sublinham a derrota militar e o suicídio de Hitler".
"O 'Mein Kampf' é um livro de ódio. Mas é, também, um livro imprescindível para a compreensão da utopia racial nazi, que é parte dos movimentos revolucionários do século XX", afirma a editora, reforçando tratar-se de um "livro maldito", pelo que a sua publicação exige uma contextualização histórica, através de um conjunto de textos e notas assinados pelo editor, Manuel S. Fonseca, que evoca as circunstâncias da ascensão de Hitler ao poder e o "crime do nazismo, ensaiando-se uma breve análise dos principais traços da personalidade de Adolf Hitler".
"O ódio de Adolf Hitler foi devastador. Trouxe um inominável cortejo de sofrimento, seis milhões de judeus mortos, mas é muito importante sublinhar um ponto: Hitler perdeu, foi vencido pela guerra que o Exército soviético e os Exércitos aliados lhe fizeram", realça no texto o editor Manuel S. Fonseca.
"Temos, hoje, a perceção do que, neste livro, é demagógico, do que, neste livro, de que Hitler é autor, são mentiras e meias-mentiras, do que, no 'Mein kampf', é acientífico e obscurantista, do que nele é criminoso", segundo o editor.
Assinala Manuel S. Fonseca que "o ódio de 'Mein kampf' só pode ser repetido por ignorância ou por patologia".
"Hitler perdeu", escreve. "Há veneno em 'Mein kampf'".
"Com a informação que hoje temos, lê-lo faz parte do antídoto que está, agora, ao alcance de todos", remata Manuel S. Fonseca.
Esta é uma edição cartonada, com lombadas pintadas à mão, "inovadora estampagem de suásticas e grafismo de Ilídio Vasco".
"Pelas sugestões a que induz, o grafismo de Ilídio Vasco é, aliás, intérprete e coautor da obra", afirma a Guerra e Paz.
No final de 2015, a E-Primatur publicou o livro de Adolf Hiltler, 40 anos após a primeira edição em Portugal, pelas Edições Afrodite/Fernando Ribeiro de Mello, retomando esse texto, resultante da tradução brasileira originalmente publicada pela Globo, que foi revista e acrescentada, segundo o original, de acordo com a editora.


2 comentários:

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.