segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ALT0 DO COLCURINHO




Por: Costa Pereira

No ano de 1371 uns pastorinhos que com seus rebanhos andavam na serra do Colcurinho foram surpreendidos com a aparição de Nossa Senhora ou do achado de uma pequena imagem, evento cuja fama de imediato viria a tornar famoso aquele local agreste e inóspito, pois fica a 1242 metros de altitude.
 
Um cruzeiro junto à capela do mais sedutor miradouro de Portugal consta o registo do acontecimento que para que dele se não perdesse memória, em 1762 procedeu-se à construção de uma capelinha , entretanto demolida para dar lugar à atual, também consagrada a Nossa Senhora das Necessidades.

Deste encantador miradouro de serrania do Açor, similar do nortenho Monte Farinha, se recolhe a mais bela panorâmica que de terra portuguesa os olhos duma só vez conseguem alcançar. Mesmo com alguma névoa dali alcancei e matei saudades de Alvoco da Serra, Louriga, Caramulo, Montejunto e Lousã terras de que tenho recordações e do alto do Colcurinho avistei, na passada segunda-feira, 20 de Outubro de 2014.

Não podia ter melhor condutor, nem cicerone, que o Prof. Basílio Martins, tesoureiro da Irmandade de Nossa Senhora das Preces e que gentil e generosamente se ofereceu mostrar a um trio de visitantes bajouquenses em romaria ao Santuário de Vale de Maceira – Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital). Deste miradouro sagrado, que graças a um convite do Sr. Padre Melquiades para o acompanhar em passeio cultural e de romagem, descobri esta sedutora janela da serra do Açor, e dali deliciar o olhar a ver uma boa parte do Portugal ainda desconhecido para muitos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.