sábado, 20 de setembro de 2014

Dar folga às mulheres… (ANGOLA )


Por: Costa Pereira

1
NªSª das Vitórias ( Kuando - Huambo)
Nesse domingo, 5 de Abril, após o almoço e dumas voltas pelos cantos já conhecidos da cidade do Huambo foi o regresso ao Bongo; e não minto se disser que também já a pensar na minha despedida da terra e rostos que vim conhecer no Planalto Central Angolano, que não tarda. Vou levar saudades! Mas levo também na retina imagens que jamais esquecerei, como esta que recolhi no interior da igreja da Missão Católica do Kuando, e me faz recordar a cena que a imagem não mostra, mas eu conto: a Missão está num estado desolador, mesmo assim são muitos os visitantes, devotos ou não de Nª.Sª. das Vitórias, a passar por ali, eu fui um deles e ao entrar no templo vi um jovem nativo que sem dizer palavra ao ver-me encaminhar de objetiva apontada para a imagem da Virgem, correu para junto dEla e ficou na posição que se vê na foto, achei curioso. Gotava eu, saber quem é e poder enviar-lhe esta recordação. Nunca se sabe, tudo pode acontecer!
2
Bongo (Missão Adventista do 7º Dia)
3
Bongo
4
Bongo ( parecem bananas, mas são fungos hospedeiros)
5
Bongo
6
De volta ao bucólico e solitário Bongo, de mato e de mata cercado, se não fosse em breve deixar o sítio ainda ia aprender a falar chines. Vou eu, vêm eles, para recuperar um ou dois pequenos pavilhões que fazem falta.
7
Num destes pavilhões viram à dias alojarem-se em grupo vários desses operários que não parecem estar em melhores lenções que os pobres nativos angolanos, apenas são mais arrojados e sem complexos se misturam com qualquer pessoa tentando por gestos fazerem-se entender. Mas não deixam de ser escravos duma sociedade desumana e injusta.
8
9
Que este bebé que na eira observa o labor tradicional da mulher africana, um dia mais tarde saiba dar a volta ao texto, e em vez da mãe, irmã, esposa ou filha seja ele e os demais homens da terra, neste caso do Bongo, a pegar... no pisoeiro e pisoarem o grão. Para dar folga às mulheres...

Continua




Sem comentários:

Enviar um comentário

Estátua de Francisco Sá Carneiro, vandalizada em Viseu!

Ontem comemoraram-se os 50 anos do 25 de Abril. No dia anterior, os que defendem apenas a liberdade deles, ou seja, a dos Gulag soviéticos, ...