sexta-feira, 16 de maio de 2014

COSTA PEREIRA - Ali ou noutro lugar


COSTA PEREIRA
Portugal, minha terra.
Fazer um retiro é sair temporariamente da nossa atividade normal para dedicar esse tempo a conversar com Deus e refletir sobre a própria existência. Há diversas formas de lhe dar concretização, mas os marcados pelo "silêncios", onde não há conversa entre os circunstantes são os mais praticados e norma da Prelatura do Opus Dei. Neles alternam-se pregações, intervalos de silêncio e orações comunitárias como o terço e a Missa. Acabo de fazer um que teve São Pedro de Penaferrim por cenário e muito contribuiu para retemperar o espírito e fortalecer a alma.

O panorama paisagístico da bela Cintra seduz e convida a viver alegre e feliz estes momentos reconfortantes que surgem quando afastados da barafunda quotidiana nos deixamos embalar pelos encantos da beleza natural. Li algures onde se dizia que por regra "os retiros" eram realizados em sítios e regiões afastadas das cidades, de modo a facilitar a reflexão e o silêncio. Tem certa lógica uma vez que a perfeição da natureza tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.

Em Penaferrim, encontrei, há décadas, um desses lugares maravilhosos, ideais para em silêncio desfrutando duma luxuriante e nobre vegetação, conversar ..... com Deus e ouvir....a Sua voz. Aqui venho sempre que posso fazer um retiro anual que todos deviam fazer para carregar as baterias de energia física e espiritual. Não é costume novo, pois está divulgado que imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo. Deixei para Maio, o meu deste ano, por ser mês de Maria e Tempo Pascal a decorrer. Tempo que ajudou com noites e manhãs frescas, e nevoeiro cerrado. O tradicional "capacete" de Cintra e a frescura destes dias ao se fazer notar, influíram num melhor aproveitamento do tempo, por convidar a um maior recolhimento no interior do conhecido Centro de Convívios de Penaferrim. Só no sábado, dia 10, manhã cedo é que saí apanhar ar fresco e fazer uma "romaria" a uma capelinha de invocação mariana perdida na cerca da Quinta.




Com inicio na Quinta-feira, dia 08, 20:00h, o retiro terminou às 16:00h de domingo, dia 11. Dali vimos mais ricos e com mais que dar de bom ao nosso semelhante. Para o ano há mais ali ou noutro lugar






Sem comentários:

Enviar um comentário