sexta-feira, 16 de maio de 2014

AVALIAÇÃO DO I ENCONTRO REGIONAL DE CLUBES DA FLORESTA DO NOROESTA, EM TERRAS DE CAMILO.



Jorge Lage

 AVALIAÇÃO DO  I ENCONTRO REGIONAL DE CLUBES DA FLORESTA DO NOROESTA, EM TERRAS DE CAMILO.

O I Encontro Regional de Clubes da Floresta do Noroeste, realizou-se a 09 de Maio, tendo participado 30 clubes das Escolas dos Distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, com cerca de 850 Alunos e Professores.
Foi organizado pelo Município de VN de Famalicão - CEAB (Centro de Estudos Ambientais), Centro Social de Bairro – VN de Famalicão, Cursos Profissionais da Didáxis de Riba d’Ave e PROSEPE/Coordenação Distrital de Braga. Na organização estiveram envolvidos 120 pessoas em que se inclui a GNR/SEPNA, PSP, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários, Associação de Sivicultores do Vale do Ave/Sapadores Florestais, Associação Columbófila de VN de Famalicão, Apicultor certificado, Desporto Municipal, Gabinete de Arqueologia, Hortas Urbanas, Biblioteca Municipal e Casa de Camilo de Seide, CITEVE/Centro de Investigação Têxtil, Externato de Nossa Senhora das Graças de Real/Escola de Bombos – Braga, Agrupamentos de Escolas Sá de Miranda, Francisco Sanches e Carlos Amarante.
Para esta jornada de melhor Cidadania, mais Ambiente e Floresta foram montados três palcos flutuantes, a partir da 09H00.
O primeiro Trilho da «Cangosta do Estêvão», entre o Mosteiro de Landim e a Casa de Camilo – Seide, para os Alunos do 2.º, 3.º ciclos e secundário. Percurso muitas vezes percorrido por Camilo Castelo Branco para visita amiga a José Sampaio, irmão de Alberto Sampaio. No Mosteiro de Landim, no Moinho e na Casa de Camilo houve personagens encarnado e recriando momentos literários da sua obra.
O segundo no Parque da Devesa, «Trilho da Devesa», para os Alunos do 1.º ciclo teve 16 pontos de controlo com questionário sobre Biodiversidade e Floresta.
Os Alunos do pré-escolar percorreram o «Trilho do Conto da Floresta», no Parque de Sinçães e na Biblioteca Municipal tiveram um conto mágico sobre a Floresta.
Terminados os trilhos, uns após outros, regressam ao Parque da Devesa para jogos, contactos com meios de prevenção e combate a incêndios e actividades diversas.
Pelas 12H30 iniciou-se o almoço piquenique.
Pelas 13H30 os Bombos do Externato Sr.ª das Graças de Real chamam para o momento alto das actividades em palco coordenadas pelo Dr. José Hermínio Machado da Escola Francisco Sanches e para a Sessão de Encerramento com a entrega de prémios de presença e das provas classificativas.
Classificação dos trilhos:

Pré-escolar – “Trilho do Conto da Floresta”:


Na Sessão de Encerramento, com as entidades convidadas presente, usaram da palavra o Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha e o Prof. Renato Ferreira, Coordenador Distrital de Viana, leu uma mensagem do Coordenador Nacional do PROSEPE, Prof. Luciano Lourenço, Catedrático da Universidade de Coimbra, ausente fora do país.
O fim desta jornada de cidadania, que foi um sucesso, teve uma largada de pombos, pelas 15H00, feita pela Associação Columbófila de VN de Famalicão.
Estamos a atravessar um período de três anos de promessas vãs, sem uma migalha do Fundo Florestal Permanente para apoio logístico indispensável a manutenção de qualidade e dignidade deste Projecto, que já ultrapassou os vinte anos. É quase vergonhoso que, como voluntários, vários de nós paguemos do nosso bolso algumas despesas com actividades.
Este ano por falta de apoio da tutela não nos foi possível realizar as habituais Olimpíadas da Floresta, fundamentais para testar os conhecimentos ambientais e florestais dos Alunos.
Sem algum apoio logístico dos Municípios e das Escolas dos Clubes da Floresta envolvidos não teríamos sobrevivido. E sem o apoio do Município de VN de Famalicão este Encontro Regional não teria sido possível.
Grato pela melhor divulgação.
Jorge Lage
964624132
Coordenador Distrital dos Clubes da Floresta de Braga

14MAI2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorarás o Senhor teu Deus

  JORGE  LAGE Adorarás o Senhor teu Deus – Há umas duas ou três décadas que tenho presenciado cada vez mais as pessoas católicas, têm vin...