Empresas produtoras já não são obrigadas a passar pelos Postos de Selagem da Régua e Vila Nova de Gaia
Novo processo de selagem de vinhos da Região Demarcada do Douro vai diminuir custos do setor
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) aprovou um novo processo de selagem dos vinhos da Região Demarcada do Douro, com o objetivo central de diminuir os custos de contexto do setor. O novo processo, denominado "Emissão de Certificados de Procedência", trabalhado em conjunto com as empresas do setor, vai permitir aumentar a competitividade e intensificar o controlo sobre os vinhos da Região Demarcada. A partir de agora, são as empresas as responsáveis pelo processo de selagem dos produtos vinícolas, evitando a deslocação aos Postos de Selagem do IVDP, situados na Régua e em Vila Nova de Gaia. Este novo processo vai, assim, atenuar a concentração de trânsito nas estradas do Douro, tornando-as mais seguras e diminuindo os efeitos ambientais e a pegada de carbono do setor vitivinícola.
O novo processo de selagem vai permitir também aumentar a eficiência e rapidez da comunicação entre o Instituto e o setor. Isto porque, a partir de agora, todas as comunicações eletrónicas referentes ao processo de transferência de vinhos são feitas via eletrónica, quer as efetuadas pelos agentes económicos, quer os alertas de controlo aos serviços de fiscalização.
De forma a garantir a qualidade e a proveniência dos vinhos, o IVDP aposta no reforço do controlo nos locais de carregamento e descarga, e na cobrança online das taxas de certificação de procedência.
Para o desenvolvimento e implementação deste novo procedimento com sucesso, o IVDP promoveu, juntamente com as empresas do setor, quatro sessões de trabalho, duas no Porto e duas na Régua. Este procedimento está, de acordo com o Instituto, a ter uma grande aceitação junto das empresas.
O IVDP é a entidade responsável pela a gestão das Denominações de Origem e da Indicação Geográfica da Região Demarcada do Douro, controlando todos os movimentos de conta corrente entre locais de armazenagem.
De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"

Sem comentários:
Enviar um comentário