terça-feira, 19 de março de 2013

Marranos em Trás-os-Montes - Judeus-Novos na Diáspora - O caso de Sambade

  

Registo Biográfico

António Júlio Andrade nasceu em Felgueiras, concelho de Torre de Moncorvo em 10.12.1947, no seio de uma família modesta de lavradores. Estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Braga onde concluiu o 2º ano de teologia. Em Outubro de 1969 iniciou a vida de professor no colégio Campos Monteiro, matriculando-se no curso de filosofia da universidade do Porto, como estudante trabalhador. Vida interrompida para cumprir o serviço militar obrigatório em Mafra, Lamego e Funchal, antes de embarcar para o Norte de Angola onde serviu como alferes miliciano durante 2 anos, com louvor do comandante da Região Militar. De regresso a Trás-os-Montes, retomou a vida de professor provisório do ensino secundário, desenvolvendo em paralelo actividades nos campos sindical e político, com incursões no jornalismo. Depois de uma breve passagem pelo centro de documentação da Ferrominas EP, entrou para os quadros da câmara municipal de Torre de Moncorvo como funcionário e ali continua como técnico especialista na Biblioteca Municipal. De 1997 a 2005, foi director do jornal Terra Quente, quinzenário onde, em parceria com Fernanda Guimarães, continua assegurando a publicação regular de uma página dedicada ao estudo dos judeus e marranos do Nordeste Trasmontano, iniciada no ano de 2000 De parceria com a mesma investigadora tem publicado diversos trabalhos, em várias revistas e colectâneas, bem como os seguintes livros:
* Subsídios para a História da Inquisição em Torre de Moncorvo.
* Carção Capital do marranismo.
* Jacob de Castro Sarmento.
* A Tormenta dos Mogadouro na Inquisição de Lisboa.
No ano de 1987 foi o vencedor nacional dos prémios Ford de conservação da natureza e do património cultural, patrocinados pelas secretarias de estado do ambiente e da cultura, com um projecto de salvaguarda e recuperação de um lagar comunitário da cera existente na sua aldeia natal. E sobre a sua aldeia e o seu concelho, publicou vários trabalhos monográficos, nomeadamente:
* Conhecer Felgueiras.
* Boletim da Comissão de Festas de Santa Eufémia – 4 edições.
* Torre de Moncorvo Notas Toponímicas.
* Quadros Militares da História de Moncorvo.
* Arquitectos, Mestres de Obras e Outros Construtores da Vila de Moncorvo.
* Torre de Moncorvo (1890 – 1905) Vida Política, Cultural e Recreativa.
* História Política de Torre de Moncorvo 1890 – 1926.


Maria Fernanda Guimarães é investigadora  na área dos  estudos sefarditas, nomeadamente das comunidades  de criptojudeus transmontanas.
Colaboradora da Catedra de Estudos Sefarditas  “Alberto Benveniste”,  desde as suas primeiras actividades,  tendo contribuído com investigação para o “Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses – Mercadores e Gente de Trato – Direcção Cientifica A.A. Marques de Almeida -  Campo da Comunicação – 2009.
Colaboradora,   na área da investigação,   na construção do “Genome Project”  da  família do Arquitecto  canadiano Richard George Henriques.
Colabora, na área da investigação,    para  Quinzenário “Terra Quente” onde é responsável pela página “Entre o Cristianismo e o Judaísmo” desde 1999.


Trabalhos dos autores

Caminhos Nordestinos de Judeus e Marranos – página do Jornal Terra Quente de Mirandela desde  15-04-1999.
Rota dos Judeus – A Voz do Nordeste de Bragança.
Poderá a Fenix Renascer? Contributo para definição de uma “Rota de Judeus” no Nordeste Transmontano – Tese apresentada  ao III Congresso Transmontano – Bragança- 2002
Percursos  de Francisco Lopes Pereira e Gaspar Lopes Pereira, cristãos-novos de Mogadouro – Caderno de Estudos  Sefarditas, n.º 5 2005 – Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O Dr. Francisco da Fonseca Henriques e a sua família na Inquisição de Lisboa - Brigantia – Revista de Cultura – Volume de homenagem ao Dr. Belarmino Afonso – 2006.
Subsídios para a História da Inquisição de Torre de Moncorvo – Câmara Municipal de Torre de Moncorvo 2007.
Os Távoras e os cristãos-novos no progresso de Mirandela  - Actas da IX Jornadas Culturais  de Balsamão - Centro Cultural de Balsamão 2007.
Carção – Capital do Marranismo – Edição da Associação Cultural dos Almocreves de Carção – Associação CARAmigo – Junta freguesia de Carção – Câmara Municipal de Vimioso – 2008.
Contribuição dos judeus e cristãos-novos no progresso de Vila Flor – Retalhos da História de Vila Flor – XI Jornadas  Culturais de Balsamão – 4 de Outubro de 2008.
A Tormenta dos Mogadouro na Inquisição de Lisboa – Editora Nova Veja – Lisboa – Câmara Municipal de Mogadouro – 2009.
Jorge Lopes Henriques  de Carção e alguns familiares processados pela Inquisição. – Revista Almocreve  - Edição da Associação Cultural dos Almocreves de Carção 2009.
Entre a Sede da Inquisição e o Convento das Portas do Céu de Telheiras – Cadernos Culturais de Telheiras , 2.ª série, n.º2 Novembro de 2009.
Notas para um Catecismo Marrano  - – Revista Almocreve  - Edição da Associação Cultural dos Almocreves de Carção 2010 .
Tefillah cotidiano – Um caderno de Orações marranas  -  Cadernos Culturais de Telheiras , 2.ª série, n.º 2 Novembro de 2010.
Os Isidro – Uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo.

A aguardar publicação

Os Almeida Castro - Uma família de cristãos-novos de Izeda.
Quintela de Lampaças -  Uma missa judaica.
Vimioso anos de 1650 – Uma rede de passadores de judeus  desmantelada pela  Inquisição de Coimbra – II Jornadas de História Local – “Judaísmo e Marranismo. Duas faces  de uma identidade” – Câmara Municipal de Vimioso – Maio de 2009.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Havia o meu amigo de fazer anos neste dia...

 Mário Adão Magalhães Jornalista Bom amigo Havia o meu amigo de fazer anos neste dia... Além de lhe trazer o meu melhor parabém, com o dese...

Os mais lidos