terça-feira, 27 de março de 2012

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( UTAD) - Lançamento de Antropologia de Comunicação

As formas de comunicação usadas pelas sociedades tradicionais, onde se incluem os rituais, as lendas, os mitos ou os romanceiros, estão agora no livro "Antropologia da Comunicação – ritos, mitos, mitologias", de Alexandre Parafita [...]. Reconhecendo que o homem, desde há milénios, sempre buscou formas eficazes de comunicação, seja com os seus pares, seja com as entidades que interpela nas megadimensões do sobrenatural, esta obra apresenta abordagens pluridisciplinares que abrangem, para além da realidade complexa dos mass media, os mitos e seus ritos, os mistérios do mundo lendário, os rituais de iniciação e passagem, as crenças e superstições, as festas, as iconologias e as expressões da literatura oral tradicional.
Como fonte de pesquisa, é dada relevância ao património imaterial transmontano, através do seu teatro popular, ritos cristãos e pagãos, folclore obsceno, mitologia popular, simbologia sexual e diabólica em monumentos religiosos, lendas de mouros, lobisomens, trasgos e olharapos, entre outras manifestações.
A obra foi concebida para um público curioso e culto, sendo especialmente valiosa para alunos e professores em domínios como as Ciências da Comunicação, Antropologia Cultural, Etnografia e Literaturas.
Alexandre Parafita, doutor em Cultura Portuguesa e especialista em Património Cultural Imaterial, é professor no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e autor de várias dezenas de obras de investigação e de literatura infantil, muitas das quais integram o Plano Nacional de Leitura.

in:
http://crup.pt/en/imprensa-e-comunicacao/recortes-de-imprensa/1302-lancamento-de-antropologia-de-comunicacao


  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Criminoso russo assenta propaganda na aldrabice

  Além dos aspectos históricos (a primeira Rússia  foi fundada na região de Kiev), percebe-se por este mapa porque é que o abutre russo, o c...