sábado, 13 de novembro de 2021

Uso do DIGITAL_para o BEM e para o MAL (2)

 

 Reflexões_JBM_Novembro_2021

 

Mesmo quando há as melhores intenções e interesses, actualmente, por exemplo várias empresas que dizem vender livros “online”, como a própria Porto Editora, a FNAC, e outras, não têm um sistema Informático apropriado

para esse efeito. A minha experiência mostra que só a Amazon tem um óptimo

sistema Informático. Aí posso comprar um livro (ou qualquer outro produto) a partir do meu PC em 5 a 10 minutos, desde que o livro (ou produto) exista em qualquer parte do Mundo, incluído Portugal. É irónico, mas já tive de comprar pela Amazon, com elevados custos de portes, livros que não consegui comprar

pela WOOK (filial da Porto Editora) ou por outras acima indicadas. Até há uns

três meses atrás WOOK tinha um bom sistema online para eu (ou outra pessoa) adquirir um livro. Eu ia à internet escrevia WOOK e clicava; aparecia o site da

WOOK a pedir-me o autor e/ou o título do livro. Se a WOOk tinha o livro disponível, indicava o preço e eu podia no passo seguinte dizer que aceitava esse preço e a indicação que desejava o envio para minha casa por correio Normal . Finalmente apareciam dois números: um nº que definia a entidade;

 Outro nº de “referência” e logo de seguida o preço. No meu PC (ou numa Caixa Multibanco) eu entrava na minha Conta DO bancária, pagava o livro, o meu Banco dava-me um recibo via email, e daí a uns dias eu tinha o livro em casa. Agora, não sei porque “carga de água” a WOOK deixou de usar esse método. Tentei, entrando no site da Porto Editora saber a razão disso e se havia outra maneira de pagar, por exemplo PayPaul, mas não consegui, sequer,

Registar-me.... Mandei uma carta pelos CTT, mas certamente, não vão responder, como de costume...

 Note-se que só os bancos (alguns) têm um sistema informático bom para operações do dia a dia e outras. O meu Banco, Banco Electrónico de Serviço Total (BEST) é o único que tem um sistema informático bom para operações do dia a dia. Os outros meus dois bancos já têm sistemas informáticos complicados, começando pelas dificuldade s que tenho para entrar na minha conta DO e saber o saldo, etc..  

Note-se que apesar de nas TVs nacionais e Europeia aparecer como decisão comum de Bruxelas que TODOS os países da EU devem aumentar muito o uso do digital, o próprio portal do Governo Português: (https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte).

tem um mau sistema informático. Por exemplo, com alguma dificuldade consigo entrar na minha conta das Finanças e ver se tenho algo em dívida.

Mas, embora eu disponha da Pass word da minha Esposa, não consigo de modo algum entrar na conta dela. Por exemplo, um dos meus carros está em nome dela e não sei quando (e como) tenho de pagar o respectivo imposto.

 Por outro lado, desde o BrExit, com o Reino (Des)Unido saído da Europa, encomendas dos CTT que me chegam do UK, vão parar à “Alfândega” e, embora o valor de tais produtos seja de umas 9 a 15 libras, a encomenda fica presa no armazém dos CTT (Cabo Ruivo, em Lisboa) e é complicado fazer o

Desalfandegamento, sobretudo por DEFEITO do sistema Informático dos CTT (Cabo Ruivo, em Lisboa) que mandam um “Aviso” com o nº, etc., da encomenda lá depositada para Desalfandegamento, mas tal aviso está tão mal escrito, que já perdi várias encomendas por não ter respondido a tempo, segundo os “moldes informáticos” que os CTT querem. Só um filho meu

há poucos dias descobriu tais “moldes informáticos”. Mandei várias cartas para

os CTT de Cabo Ruivo, mas vieram todas devolvida sem serem abertas...

Porém, na TV os CTT já várias vezes se queixaram de terem nos seus armazéns de Cabo Ruivo mais de 5 milhões de encomendas por enviar para os seus destinos...

Quanto a multas, claro que o Governo que temos sabe bem aproveitar o Digital:

As datas de revisão dos carros estão todas concentradas na GNR em Lisboa para onde as entidades revisoras têm de mandar essas datas. Um dos meus carros tinha de ser revisto até à data zzz e eu esqueci-me de fazer isso até esse

Dia. No dia seguinte, de manhã, no cruzamento de estradas junto a uma Escola

Primária, quando me dirigia para uma Consulta no Hospital Privado de Braga em Nogueira, apareceu-me a GNR que mais abaixo me mandou parar. Como eu não tinha feito qualquer manobra arriscada ou ilegal, perguntei ao GNR porque é que me tinha mandado parar: Ele respondei está multado em 250€ porque não levou o seu carro à inspecção até ontem, último dia do prazo para o fazer.

E tive mesmo de pagar a multa. Nessa questão houve um erro da entidade onde eu costumava fazer a inspeção do meu carro. Essa entidade costumava avisar-me uma semana antes da data limite por postal dos CTT (podia ser por email que sempre está num papel no porta-luvas do carro). E agora essa entidade não faz esse aviso, certamente por recomendação da GNR lisboeta, pois interessa ao Governo a “caça à multa”. De modo que eu agora quando levo o carro a “Revisão”, sempre na minha garagem (EstvAuto) o Pedro, dono da oficina, manda sempre um operário ver a data limite para inspecção, que está, necessariamente, no vidro da frente do carro. Se for caso disso, o Pedro manda-me o carro à Inspecção que ele conhece bem e eu pago-lhe o que é devido. Enfim, tenho de prevenir-me contra a “caça à multa” que com o “DIGITAL” agora é mais feroz.

Há uma “moral” nesta história: “cada cidadão em Portugal (e não só) está cercado de ladrões e os piores são os governamentais”

A “poluição” Digital já campeia nalgumas cidades. E há já uma Grande Guerra,

pois actualmente a espionagem é feita com a Cibernética e o Chefão Putin da Rússia e Arredores que foi membro muito importante do KGB de Estaline, já declarou há mais de um ano, que já tinha aumentado para umas dez vezes mais os meios financeiros do Nova KGB que se chama FSB para “trabalhar” a favor, da Rússia e (Arredores), não só em questões militares, mas também em questões económicas, em questões “pulhíticas”, etc., etc..

(Continua)

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