Mesmo quando há as melhores intenções e interesses,
actualmente, por exemplo várias empresas que dizem vender livros “online”, como
a própria Porto Editora, a FNAC, e outras, não têm um sistema Informático
apropriado
para esse efeito. A minha experiência mostra que só
a Amazon tem um óptimo
sistema Informático. Aí posso comprar um livro (ou
qualquer outro produto) a partir do meu PC em 5 a 10 minutos, desde que o livro
(ou produto) exista em qualquer parte do Mundo, incluído Portugal. É irónico,
mas já tive de comprar pela Amazon, com elevados custos de portes, livros que
não consegui comprar
pela WOOK (filial da Porto Editora) ou por outras
acima indicadas. Até há uns
três meses atrás WOOK tinha um bom sistema online para
eu (ou outra pessoa) adquirir um livro. Eu ia à internet escrevia WOOK e
clicava; aparecia o site da
WOOK a pedir-me o autor e/ou o título do livro. Se a
WOOk tinha o livro disponível, indicava o preço e eu podia no passo seguinte
dizer que aceitava esse preço e a indicação que desejava o envio para minha
casa por correio Normal . Finalmente apareciam dois números: um nº que definia
a entidade;
Outro nº de “referência”
e logo de seguida o preço. No meu PC (ou numa Caixa Multibanco) eu entrava na
minha Conta DO bancária, pagava o livro, o meu Banco dava-me um recibo via
email, e daí a uns dias eu tinha o livro em casa. Agora, não sei porque “carga
de água” a WOOK deixou de usar esse método. Tentei, entrando no site da Porto
Editora saber a razão disso e se havia outra maneira de pagar, por exemplo PayPaul,
mas não consegui, sequer,
Registar-me.... Mandei uma carta pelos CTT, mas
certamente, não vão responder, como de costume...
Note-se que
só os bancos (alguns) têm um sistema informático bom para operações do dia a
dia e outras. O meu Banco, Banco Electrónico de Serviço Total (BEST) é o único
que tem um sistema informático bom para operações do dia a dia. Os outros meus
dois bancos já têm sistemas informáticos complicados, começando pelas
dificuldade s que tenho para entrar na minha conta DO e saber o saldo, etc..
Note-se que apesar de nas TVs nacionais e Europeia
aparecer como decisão comum de Bruxelas que TODOS os países da EU devem aumentar
muito o uso do digital, o próprio portal do Governo Português: (https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte).
tem um mau sistema informático. Por exemplo, com
alguma dificuldade consigo entrar na minha conta das Finanças e ver se tenho algo
em dívida.
Mas, embora eu disponha da Pass word da minha
Esposa, não consigo de modo algum entrar na conta dela. Por exemplo, um dos
meus carros está em nome dela e não sei quando (e como) tenho de pagar o
respectivo imposto.
Por outro
lado, desde o BrExit, com o Reino (Des)Unido saído da Europa, encomendas dos
CTT que me chegam do UK, vão parar à “Alfândega” e, embora o valor de tais
produtos seja de umas 9 a 15 libras, a encomenda fica presa no armazém dos CTT
(Cabo Ruivo, em Lisboa) e é complicado fazer o
Desalfandegamento, sobretudo por DEFEITO do sistema
Informático dos CTT (Cabo Ruivo, em Lisboa) que mandam um “Aviso” com o nº,
etc., da encomenda lá depositada para Desalfandegamento, mas tal aviso está tão
mal escrito, que já perdi várias encomendas por não ter respondido a tempo,
segundo os “moldes informáticos” que os CTT querem. Só um filho meu
há poucos dias descobriu tais “moldes informáticos”.
Mandei várias cartas para
os CTT de Cabo Ruivo, mas vieram todas devolvida sem
serem abertas...
Porém, na TV os CTT já várias vezes se queixaram de terem nos seus armazéns de Cabo Ruivo mais de 5 milhões de encomendas por enviar para os seus destinos...
Quanto a multas, claro que o Governo que temos sabe
bem aproveitar o Digital:
As datas de revisão dos carros estão todas
concentradas na GNR em Lisboa para onde as entidades revisoras têm de mandar
essas datas. Um dos meus carros tinha de ser revisto até à data zzz e eu
esqueci-me de fazer isso até esse
Dia. No dia seguinte, de manhã, no cruzamento de estradas
junto a uma Escola
Primária, quando me dirigia para uma Consulta no
Hospital Privado de Braga em Nogueira, apareceu-me a GNR que mais abaixo me
mandou parar. Como eu não tinha feito qualquer manobra arriscada ou ilegal,
perguntei ao GNR porque é que me tinha mandado parar: Ele respondei está
multado em 250€ porque não levou o seu carro à inspecção até ontem, último dia
do prazo para o fazer.
E tive mesmo de pagar a multa. Nessa questão houve
um erro da entidade onde eu costumava fazer a inspeção do meu carro. Essa
entidade costumava avisar-me uma semana antes da data limite por postal dos CTT
(podia ser por email que sempre está num papel no porta-luvas do carro). E
agora essa entidade não faz esse aviso, certamente por recomendação da GNR
lisboeta, pois interessa ao Governo a “caça à multa”. De modo que eu agora
quando levo o carro a “Revisão”, sempre na minha garagem (EstvAuto) o Pedro,
dono da oficina, manda sempre um operário ver a data limite para inspecção, que
está, necessariamente, no vidro da frente do carro. Se for caso disso, o Pedro
manda-me o carro à Inspecção que ele conhece bem e eu pago-lhe o que é devido.
Enfim, tenho de prevenir-me contra a “caça à multa” que com o “DIGITAL” agora é
mais feroz.
Há uma “moral” nesta história: “cada cidadão em Portugal (e não só) está cercado de ladrões e os piores são os governamentais”
A “poluição” Digital já campeia nalgumas cidades. E
há já uma Grande Guerra,
pois actualmente a espionagem é feita com a Cibernética
e o Chefão Putin da Rússia e Arredores que foi membro muito importante do KGB
de Estaline, já declarou há mais de um ano, que já tinha aumentado para umas
dez vezes mais os meios financeiros do Nova KGB que se chama FSB para “trabalhar”
a favor, da Rússia e (Arredores), não só em questões militares, mas também em questões
económicas, em questões “pulhíticas”, etc., etc..
(Continua)
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