sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Uso do DIGITAL_para o BEM e para o MAL (1)

 

Reflexões_JBM_Novembro_2021 

Há milhentas Entidades no topo da EU a “Exigir” que em Portugal se use mais o Digital. A «Inteligência Artificial» pode ser usada para o BEM e para o MAL. Por exemplo, usando o Digital podem fazer-se manipulações de maneira que um verdeiro BANDIDO apareça como Polícia a conduzir um falso ladrão para dentro de um carro policial.

Por outro lado a falta do uso do digital, pode também conduzir a sérios prejuízos, por exemplo, para o dono de um carro acidentado. Isso aconteceu comigo: um filho meu, usando um carro meu, foi abalroado por um outro veículo. O meu carro foi conduzido para uma Oficina da Marca RRRB em Braga para ser Reparado. Os peritos das companhias de Seguros fixaram o valor da Reparação a fazer em XY.000€ e transmitiram esse valor à empresa representante da Marca em Braga. Mas, o meu carro continuou Oficina da Marca RRRB em Braga sem o Repararem. Para saber a razão da demora e a situação da reparação do meu carro, eu tentei contactar a Empresa  representante da Marca em Braga por telefone: NUNCA atenderam; por email não foi possìvel encontrá-lo. Por via postal; não responderam. Por fim, passadas umas três semanas, mandei então uma Empregada (eu tenho quase 92 anos não posso sair de casa por indicação médica) ir à Oficina da Marca RRRB, com o meu Cartão de Identidade, saber o que se passava: uma funcionária “vigilante” da Oficina deu à minha Empregada um papel com um “formulário” para eu “autorizar”, nos termos legais, a reparação do MEU carro. Eu assinei tudo e a minha Empregada teve de voltar à Oficina entregar esse papel assinado.

Ora dentro no porta-luvas do carro estava (e está): o meu nome completo, a minha morada, os meus emails os meus telefones. Portanto, o facto de a Empresa  representante da Marca não me ter contactado foi, sem dúvida INTENCIONAL.

 Por outro lado “legalmente” não se podia iniciar a reparação sem a minha assinatura no formulário acima referido. Mais, tal formulário poderia ter-me sido enviado anexo a um email. Eu assinaria o formulário e mandaria por via postal ou anexo a um email meu, para a Empresa representante da Marca.

 Ora será que esta “estratégia” de reparação de um carro sinistrado não está ligada a uma “Máfia” de obtenção gratuita de carros sinistrados??

 De facto a Lei permite que um carro sinistrado estacionado numa Oficina não fique lá muito tempo à espera que o dono preencha e assine o tal “Formulário”.

Se isso acontecer o veículo pode ser considerado “abandonado” e ser removido da Oficina pela Empresa representante da Marca e entregue  a um “sucateiro”.

Nesse caso a Seguradora também nada paga...

Repare-se que uma Câmara Municipal pode remover um veículo que, durante 30 dias ininterruptos, esteja estacionado em local da via pública.

Portanto, um carro sinistrado que fique na Oficina mais de 30 dias à espera que o dono preencha e assine o tal “Formulário”, poderá ser removido da Oficina pela Empresa representante da Marca e entregue a um “sucateiro” .

Não quero dizer que tenha sido esse o caso, mas REALMENTE tal estratégia da

Empresa representante da Marca fez perderem-se mais de três semanas, pois só depois de eu ter preenchido e assinado o tal “Formulário”, essa empresa mandou vir (de França?) as peças necessárias. Claro que irei relatar o sucedido

Em Inglês à SEDE do fabricante desses meus carros. Para que saibam o tipo de “Concessionário” que têm em Braga.

(Continua)

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