domingo, 5 de abril de 2020

"Às mijinhas"


Bem nos lembramos das afirmações do dr. Costa e acólitos antes de 14 de Março. Não fosse a intervenção do Presidente Marcelo e o Estado de emergência era “um ver se te avias”.
Mesmo assim, com falta de tudo para a protecção do cidadão comum (por culpa do governo), as decisões têm sido às “mijinhas”, a fazerem-nos lembrar a rechonchuda e característica estátua de Bruxelas: Manneken Pis .
Para encerrar as escolas foi o que se viu. Para declarar o Estado de Emergência, também. Primeiro 15 dias, a seguir mais 15, e agora …calma aí. Porque os Suecos tomaram as medidas que tomaram, os latinos, com pulga no ouvido, vislumbraram uma forma de colocar a economia em movimento. Falam já na possibilidade da abertura das escolas a 4 de Maio. Os alunos até ao 3º ciclo, disseram, terão aulas pela televisão e pela internet – decisão acertada. E os outros, os do Secundário? De que estão à espera? De provocarem o maior pandemónio alguma vez visto?
Esta malta é incorrigível. Aquilo que estavam a fazer bem … rapidamente se estraga, precisamente no ponto crítico. Mas vamos ver se não se arrependem e com consequências que depois não terão solução, por várias razões:
1 – A Suécia não é latina
2 – A Suécia educa as suas crianças desde tenra idade a cumprirem regras
3 – A Suécia impõe naturalmente ás suas crianças e jovens o respeito pelo outro
4 – A Suécia cultiva o respeito pelos seus professores
5 – Na Suécia a disciplina é fruto da casa
Se o Estado de Emergência terminar depois destes 15 dias, esses iluminados vão ter o que merecem. No dia a seguir, não vai haver nenhum portuga que se não desloque para aqui e para ali. Ainda ontem a polícia teve que enviar para trás uma série de tipos que já estavam a atravessar a ponte 25 de Abril para irem passar a Páscoa para Sul.


Abram as escolas a dia 4 de Maio e verão o pandemónio que vão arranjar. Já dissemos neste blogue o que tínhamos a dizer, mas o latino não tem emenda. Ponham os olhos na Rússia. Assim que detectaram o perigo, fecharam logo as fronteiras e decretaram estado de Emergência para um mês! Os latinos andam às “mijinhas”. 15 dias agora, uma semana depois, dois dias a seguir, e por aí adiante.


Contudo, é bom que estejam atentos. A Suécia com mais de 400 mortos, acaba de mudar de estratégia, apontando para medidas mais restritivas! Parece que confiou demais no civismo dos cidadãos ...

  
Covid-19. Com mais de 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e adotar medidas restritivas:
O país não fechou escolas nem ordenou o isolamento, confiando no civismo dos cidadãos. Mas o número de mortes ultrapassou as 400 e a
                                              

                                                    A título de curiosidade
                                                                           
Manneken Pis (traduzido da língua flamenga, "garoto a urinar") é um monumento localizado no Centro de Bruxelas, na Bélgica. É uma pequena fonte em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte. É o mais conhecido símbolo do povo de Bruxelas, bem como de seu bom humor e de sua liberdade de pensamento. Uma atracção pouco vulgar, esta pequena estátua de um rapaz com apenas 61 centímetros de altura a urinar para um pequeno tanque é uma imagem tão típica de Bruxelas como os leões da Praça Trafalgar são de Londres.
Situa-se a cinco minutos de caminhada da Praça Grande, no cruzamento da rua do Carvalho (Rue du Chêne/Eikstraat) com a rua do Guisado (Rue de l'Étuve/Stoofstraat). É servido pela estação de elétrico Bourse (linhas 3 e 4) e pelas paradas de autocarro Grand Place e Cesar de Paepe.
As fotografias normalmente tiradas à estátua dão uma sensação errada da sua verdadeira estatura; muitos turistas ficam desapontados ao descobrirem uma pequena estátua em vez de uma maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esplendores - Almirante Gama...