segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

JACA


                                        Jacas no Mercado de S. Sebastião, Fortaleza, Brasil

Virgílio Gomes
Uma fruta invulgar, mas com sabor único, e que nunca mais se esquece. A primeira vez que experimentei jaca foi na Índia nos inícios dos anos 90. Confesso que não lhe dei muita importância e apenas a valorizei quando a reencontro no Brasil passados poucos anos. Aqui parecia-me outra fruta ou, especialmente, outro doce. E outro doce porque passei a apreciar o doce que se faz com jaca com destaque para o “doce de jaca em calda”. Não sou muito apreciador desta fruta fresca.
JACA é o fruto da árvore conhecida como jaqueira, e com a designação botânica de Artocarpus heterophyllus que significa “fruta pão com folhas diferentes”. Já o nome jaca parece ser oriundo do nome malaio chakha, o que confirma a vinda para o Brasil do oriente, particularmente da Índia no século XVIII pelos portugueses, como veio a manga, o gengibre e o tamarindo entre outros. A jaca é muito popular em países da Ásia como a Índia, Camboja, Malásia, Sri Lanka, Tailândia e Vietname. Encontra-se ainda em outros países de clima tropical quente, e no Brasil em todo o Norte e Nordeste litoral e ainda em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazónia. Na Índia ainda se deixa fermentar a polpa da jaca e fazer uma bebida parecida com a aguardente. A jaqueira não necessita de muita fruta, mas consta que não pode crescer à sombra de outras árvores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...