O Grémio Literário Vila-Realense cumpriu no passado dia 27 de Abril de 2019 a 10.ª Jornada do seu Ciclo ‘Torga – Na rota do Diário’.
Desta vez, a Jornada desenrolou-se em Salselas, Macedo de Cavaleiros, que o Escritor visitou em 7 de Outubro de 1954, muito provavelmente para uma caçada, a convite de um seu colega ali residente, o Dr. João Gonçalves. No Diário VI, ficou registada uma entrada em que Torga se refere aos ciganos que viu em Salselas – ciganos que, conforme confessa, «me dão sempre a medida absoluta da liberdade que não tenho e por que suspiro».
A. M. Pires Cabral |
Em Salselas foi visitado ainda o Museu Rural, assim como um interessante elemento etnográfico — a Fonte dos Engaranhados, onde noutros tempos as crianças eram mergulhadas nuas para curar o raquitismo. Também a esse propósito foi lido um texto de A. M. Pires Cabral, extraído do livro O diabo veio ao enterro.
A Jornada terminou com uma passagem pelo santuário de Santo Ambrósio, onde no mês de Agosto se realiza uma das mais concorridas romarias de Trás-os-Montes.
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense
Sem comentários:
Enviar um comentário