quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Política, Transparência, Mobilidade



O ano 2019 é ano de eleições, o foguetório já se faz sentir! Temos a Eleição da Assembleia Legislativa da Madeira, a eleição dos Deputados ao Parlamento Europeu e a Eleição da Assembleia da República. A confiança dos portugueses nos partidos políticos tem diminuído porque se sentem manipulados, tratados como analfabetos e ignorados. Quem está fora do raio de influência dos partidos serve apenas para pagar a factura dos excessos e fracassos com impostos e votos.
 Portugal está saturado de gabinetes de consultoria próximos do poder político, base ampla de apoio que importa alimentar! Empresas Públicas, Empresas Municipais, Câmaras Municipais, Institutos Públicos, Assembleia da República, recorrem a assessores e consultores privilegiados, escolhidos com critérios duvidosos, que assentam no compadrio político. Esta promiscuidade, como alguém disse, é um cancro deste país. O Estado gasta milhões de euros em consultorias e projectos que afundam as Contas do Estado. Despesa essencial para alimentar clientelas e actos corruptos.
 O Plano Estratégico de Transportes e Infra-Estruturas (PETI 3+), lançado por Passos Coelho até 2020, vai ser esquecido! Dos 50 projectos previstos, apenas nove foram efectivamente concretizados. Muitos milhões de euros pagos em honorários de Estudos e Projectos que davam para construir várias Alas Pediátricas do Hospital de S. João! Em ano de eleições, sem acordos de regime, António Costa apressa-se a lançar um outro Plano até 2030, o Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030), ignorando o anterior! Mais milhões de euros em honorários para gabinetes onde existe amiguismo, simpatia política e pululam Boys! Casos paradigmáticos como o aeroporto da OTA, aeroporto de Beja, estudos e projectos do TGV para Espanha, Porto, Vigo e tantos outros menos relevantes afundaram, sem proveito, as Contas Públicas! Os pobres e o Serviço Nacional de Saúde pagam!
A Assembleia da República, há três anos atrás, criou uma Comissão Eventual para Reforço da Transparência em cargos políticos e públicos. Deram 180 dias para trabalhar nessa matéria e, decorridos quase mil dias, não têm um diploma aprovado! Os deputados, quanto a transparência, são como gatos escaldados: “de água fria têm medo”!
Com surpresa e espanto, li nos jornais locais que o comboio vai chegar a Paços de Ferreira e Freamunde! Uma ideia política “cozinhada” por autarcas socialistas que entra no PNI 2030! Apresentação feita com retrato de “esboço” de Estudo e Traçado “fictícios”, sem argumentação técnica, económica, social e ambiental credível! O projecto de uma Ferrovia, por mais pequeno que seja o trecho, é complexo e tecnicamente exigente. Os Estudos de Engenharia incluem várias fases que vão determinar a viabilidade do projecto. Conhecendo muito bem a dimensão do concelho de Paços de Ferreira, a natureza dos terrenos e sua geomorfologia, o problema estrutural do minifúndio, o espaço urbano caótico e disperso, as vias de comunicação desde o simples caminho às antigas estradas nacionais e auto-estrada, cursos de água, condições ambientais, economia local e a sociedade pacense, não vejo qualquer possibilidade de viabilização e nem sequer vantagem económica e social da chegada do comboio. Antes pelo contrário, só perturbação ambiental, conflitualidade no trânsito e guerra assanhada entre proprietários e as expropriações e demolições inevitáveis.
 Mobilidade e coesão territorial entre freguesias fazem-se com boas estradas e ruas! Não vejo, no actual executivo, vontade política para criar vias modernas com segurança para veículos pesados, ligeiros, ciclistas e peões. Se é demagogia ou “política espectáculo” e gastar dinheiro “desnecessário”, aconselho a mobilidade por DRONES!


                                                  Artur Ferreira


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