segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

António José Saraiva - centenário

“António José Saraiva centenário” dá nome ao colóquio internacional que decorre, em 11 e 12 de Dezembro, no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Organizado por Ernesto Rodrigues (CLEPUL-UL) e Tiago Rego Ramalho (IHC-UNL), tem a participação de Antonio Augusto Nery, António Bento, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Fernando Venâncio, Hermans Prins Salomon, José Luís Garcia, José Neves, Maria Eduarda Vassallo-McGeoch, Miguel Real, Nuno Meireles, Paulo Borges e Susana Rosa. Teresa Rita Lopes coordena mesa-redonda com Eduardo Lourenço, Júlio Pomar, José Gil, Jorge Martins, Vicente Jorge Silva.
António José Saraiva, que faria cem anos em 31 de Dezembro, é uma presença fecunda, cujas ideias borbulham, e nos questionam, em vários domínios: história da literatura, a par de monografias sobre autores ou obras de eleição; história da cultura e revisão de conceitos, com extensão ao entendimento de arte; pedagogia; ideologia, política, utopias…
Insatisfeito e sempre crítico – também de si mesmo –, de uma rara lucidez argumentativa que plasmava em prosa correntia e luminosa, continua vivo entre discípulos, alunos e leitores, tal a centralidade de um pensamento que a edição em curso das suas obras, incluindo a epistolografia, vem corroborando. 


-- 
CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa - PORTUGAL
Telef.: 00351 21 792 00 44


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não faltam problemas para o Governo resolver" - António Costa

Ah! Mas os telejornais não abrem com este embuste ?! https://eco.sapo.pt/2024/04/17/medina-financiou-queda-da-divida-publica-com-dinheiro-da...