CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense
Livros recebidos
|
Donzília Martins, Hoje às sete da manhã (Naucatrineta, 2017)
Este livro é um acto celebrativo de um amor conjugal que durou uma vida. As sete horas da manhã era a hora a que infalivelmente se falavam — como que num ritual de amor.
O impulso inicial para a sua publicação deve ter sido o trágico falecimento do Marido da autora, em circunstâncias dramáticas, numa viagem para Vila Real, já perto do destino. Donzília Martins chama a esse lance «um golpe de espada» que a feriu «quase de morte». Esse momento extremamente doloroso precisava de ser fixado em livro, ainda que de forma discreta e envolto em outros textos, em contos e poemas.
|
João de Deus Rodrigues, Mosteiro (Pedrógão Grande) – As cinzas e a esperança(Edições Amadora-Sintra, 2017)
Ligado pelo casamento à povoação do Mosteiro, Pedrógão Grande, o autor não foi indiferente aos fatídicos acontecimentos de Junho de 2017, que aliás teve ocasião de presenciar in loco. Em homenagem à terra mártir, escreveu um conjunto de poemas que são mais que tudo uma evocação comovida do Mosteiro, suas gentes, seus usos, sua vida, em suma, e um esconjuro da tragédia ali vivida.
O livro traz um breve prefácio de Altino Moreira Cardoso e inclui um numeroso conjunto de fotografias do Mosteiro, anteriores e posteriores ao incêndio. A capa tem por base um óleo do próprio escritor.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário