sábado, 21 de outubro de 2017

Se se proporcionasse não dizia que não

Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Quando li e ouvi designar Kessenich por distrito confesso que fiquei surpreendido, dado que o termo em Portugal só é aplicado para  citar uma região administrativo constituída por diversos municípios. Mais ainda quando sei que a localidade em causa só tem cerca de 12. 500 habitantes e uma área de dois quilómetros quadrados. Depois porque fica na preferia de Bona a sul desta cidade que foi a capital da Alemanha. Algum motivo portanto devia existir diferente do português para justificar ali a aplicação do termo. Procurei averiguar, ou melhor pesquisar e encontrei. A net serve para isso mesmo. Tudo influenciado por ter gozado uns dias maravilhosos naquela localidade na primeira semana de Setembro deste ano, como em blog já noticiei, com reportagem. Mas vamos à questão, o território alemão está em parte dividido em regiões administrativas, digo em parte porque nem todas têm a mesma configuração. Interessa que Bona é uma cidade e distrito urbano que administrativamente faz parte da Região de Colonial, do estado Ronâmia do Norte - Vesfália.
Governada por um prefeito, Bona é uma cidade independente (Kreisfreire Stadte ), quer dizer tem estatuto de distrito (kreis), no seu caso distrito urbano (Stadtkreis). - Estou na escadaria ... mas não sou prefeito.
A nível do mar está situada a 60 metros de altitude, daí quase não se dar conta que as águas do Reno deslizam.
Mas deixamos Bona, pois foi com o objectivo de falar de Kessenich que guisei este post e dele encontrei que « o nome Kessenich já aparece em documento no inicio do século 9 com a grafia de Keistenich, em 1066 como Kessenich, ou também como Kessenig. E o nome actual remonta ao castiniacum galo-romano». Situado a sul da cidade de Bona o limite do distrito de Kessenich, demarcasse pela encosta superior do aforamento orográfico até ao Vennusberg (na mitologia germânica que significa "Montanha de Vénus" .
Um dos monumentos mais antigos do distrito, distrito que mais ou menos correspondente às nossas freguesias, é a igreja paroquial de São Nicolau que remonta a 1050, e como então; a nova igreja paroquial, assenta sobre o antigo cemitério de Kessenicher. A mais antiga inscrição do sítio apareceu numa fonte baptismal datada com o "Anno 1573".
Altamente comercial e cultural ressaem associações do género da Iniciativa Kessenich que desde 2004 tem vindo apoiar não apenas a fundação de uma associação comercial, mas outras actividaes culturais e desportivas.  Vale bem a pena a quem visitar Bona dar um passeio demorado até ao vizinho distrito de Kessenich, almoçar ou jantar num dos seus acolhedores restaurantes, subir ao parque florestal onde fica situado o Hospital de Santa Maria e antes de regressar a Bona - se não optarem por ficar por ali -  não se despedirem sem antes  visitar a igreja de São Nicolau. Bem como visitar a Biblioteca Publica Católica de São Nicolau que se tornou, em 2002, no primeiro Solarbucherei da Alemanha. Fica ao lado da igreja.
Não sei se lá voltarei, mas se se proporcionasse não dizia que não

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...