quarta-feira, 22 de março de 2017

O Dia do Pai, em São José do Foj

Por: Costa Pereira  Portugal, minha terra


O Dia do Pai festeja-se no dia São José, dia 19 de Março. Mas nos anos em que a festa de São José calha ao domingo, os pais celebram o seu dia sem a festa litúrgica do seu Patrono. Isto, em face do domingo ser o dia do Senhor, e a Igreja não festejar santos nesse dia. Quando assim acontece a festa é transferida para segunda-feira, que foi o aconteceu este ano que recaiu no dia 20. Não sendo dia santo de guarda, o dia de São José, dia19, é uma data  muito festejada, pois mesmo que não sendo feriado a Igreja dá-lhe essa mesma importância. Tudo para dizer que mesmo assim, no dia 19, São José teve na capela do Fojo a visita de cortesia de numerosos pais e familiares que à quele sedutor local da freguesia de Vilar de Ferreiros (Mondim de Basto)  se deslocaram para festejar o seu dia. Com missa dominical celebrada às 16h00 pelo pároco Vilar de Ferreiros, Sr. Padre João Paulo, que o grupo coral da mesma aldeia abrilhantou, foi um dia do pai que deu gosto viver. Foi uma iniciativa do saudoso abade Correia Guedes, que o Sr. João Paulo não quer deixar morrer.
É credível que a origem do Dia do Pai tenha o mesmo objectivo ao Dia da Mãe, criar datas para fortalecer a unidade familiar e manter viva a chama da gratidão por aqueles que nos deram a vida. A respeito do Dia do Pai, li que em 1909, em Washington, EUA, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da guerra civil, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. De forma a também homenagear o seu que viu a esposa falecer em 1898 ao dar à luz o sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e os outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson, ao invés de John Bruce Dodd. O importante e certo é que os pais têm também o seu dia festivo e com São José por patrono, pois calha no dia dele.
Como em Portugal, também em Espanha e Itália a festividade decorre anualmente na mesma data, 19 de Março. Mas não em todos os países, na Rússia o dia dos pais é comemorado a 23 de Fevereiro; na Alemanha, em dia da Ascensão do Senhor; e na Austrália, no segundo domingo de Setembro. Em Portugal é no dia de São José, que filhos abraçam e presenteio os papas, e que alegria tê-los vivos junto de nós, ou então se já partiram…que tenham a graça, de junto do Pai Celeste, também poderem rogar por nós e nós por eles. Foi graças a um punhado de generosos Josés que na década de 40 de século anterior, nasceu em Lisboa o Grupo Onomástico "Os Josés de Portugal" e a data despertou as atenções de toda a "família josesiana" que com núcleos espalhados por todo o país se tornaram populares pelos convívios e actos de benemerência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O crime de Bordalo II

 O OBSERVADOR alertava: Observador @observadorpt Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa de medicamento "antifascista" Hoje te...