sábado, 4 de fevereiro de 2017

Vultos Bragançanos - António Fernando Pereira Subtil


Nasceu no lugar de caminho da Vila, freguesia de Santa Maria. concelho de Bragança. em 3.2.1934. Licenciou-se em Filologia Clássica. Foi capitão miliciano em Angola (1968/70). Desde muito cedo revelou grande propensão para as artes e letras. Foi co fundador do 1.° jornal escolar do Liceu de Emídio Garcia, de Bragança, chamado: o Alvorada (1948), de parceria com outro ilustre transmontano: Hirondino da Paixão Fernandes. Mais tarde colaborou noutro jornal escolar: O Estudante, órgão do Liceu Nacional de Salvador Correia (Luanda). Viria a ser director desse jornal (1954). Durante o período em que foi aluno universitário teve destacada intervenção em vários actos, como a "Praxe Coimbrã" (1958). Foi representante da Faculdade na Comissão do Livro.
Traduziu em verso, a tragédia: O Judeu e a Malta, de Marlowe. Concluído o serviço militar iniciou a carreira de docente no Externato de Trindade Coelho, em Macedo de Cavaleiros (1958). Em 1960 era docente no Liceu de Bragança. Aí desenvolveu intensa actividade nas diversas áreas culturais e recreativas. Durante a sua presença em Angola, produziu dois programas radiofónicos na Emissora Católica de Angola: Para lá do Marão e Foice em Seara Alheia. Colaborou também nas actividades do Clube Transmontano. Em Setembro de 1970 foi reintegrado no Liceu de Bragança, desenvolvendo, desde aí, inúmeras actividades sociais, culturais e políticas. Fundou o jornal: O Cardo jornal do Nordeste (1981). Mais tarde fundou o Nordesde semanário Regional de Intervenção que ainda se publica e de que é director. A ele se deve a proposta que elevou Miguel Torga a patrono da Escola Secundária n.° 3 e também da rua que leva a essa escola. Foi deputado municipal de Bragança.

In I volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30 €




geral@exoterra.pt
Post- scriptum


Foi comentado em escrito de autoria de Hirondino da Paixão  Fernandes (outro vulto transmontano), na colectânea de autores transmontanos, publicada em 2010/2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O crime de Bordalo II

 O OBSERVADOR alertava: Observador @observadorpt Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa de medicamento "antifascista" Hoje te...