sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Os três santos negros na igreja de Santo Adrião de Sever – Santa Marta de Penaguião

 

https://www.calameo.
com/read/0058732028bb3a462512c
Iconografia construída pelo clero católico, sustentada num período anterior à expansão portuguesa que remetia a uma ancestralidade negra cristã, tal imaginário percorreu a Europa desde a Idade Média, mas cuja disseminação ocorre no século XVIII, momento de expansão das irmandades negras no Brasil, sobretudo as do Rosário.

O culto a santos pertencentes a linhagens reais africanas – como Baltasar, Elesbão e Ifigênia – resultaram de um imaginário construído pelos europeus após o contato com a África cristã, nos séculos XIV ao XVI.






A inserção de santos negros no culto cristão está relacionada com a construção de um imaginário que insere personagens negros na narrativa bíblica e na história da Igreja.

Este imaginário confirmava a crença na universalidade da mensagem cristã, revelada pela presença de outros povos na história do cristianismo. Personagens bíblicos como a Rainha de Sabá, ou o Eunuco etíope que se encontrou com o apóstolo Felipe, tiveram as suas origens etíopes destacadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os três santos negros na igreja de Santo Adrião de Sever – Santa Marta de Penaguião

  https://www.calameo. com/read/0058732028bb3a462512c Iconografia construída pelo clero católico, sustentada num período anterior à expans...

Os mais lidos