Mário Adão Magalhães
jornalista
A campanha “Não Fechem os Olhos”, lançada pela revista VISÃO, nasce como uma resposta directa à crise que levou ao colapso da Trust in News, empresa detentora do título, após o chumbo judicial do plano de insolvência. Perante o risco real de desaparecimento da revista, um grupo de jornalistas avançou com uma iniciativa de financiamento colectivo para angariar cerca de duzentos mil euros, valor necessário para poder disputar, em leilão, a compra da marca VISÃO e assegurar a sua continuidade.
A campanha não é apenas financeira. Tem uma forte dimensão simbólica e editorial, defendendo que a revista permaneça nas mãos de quem a faz, preservando a independência, a memória e o papel cívico de um jornalismo atento, crítico e livre de pressões externas. O objectivo passa por relançar a VISÃO com um modelo sustentável, apoiado nos leitores, num contexto mais vasto de alerta para a fragilidade dos media e para a necessidade de não fechar os olhos à erosão do jornalismo de qualidade em Portugal.
A revista VISÃO faz parte das minhas boas memórias e do meu gosto pela grande informação. Em 1993, frequentava um curso de jornalismo em Santarém, ministrado pelo CENJOR. Um dos monitores era o carismático jornalista Daniel Ricardo, autor do Manual do Jornalista, entre outros livros que são autênticas bíblias da profissão, que nos falou de uma nova revista, fundada por si e por outros igualmente notáveis, que saíra nessa mesma semana. Chamava-se revista VISÃO.
FONTE: bomdia.eu/nao-fechem-os-olhos-a-visao/
Sem comentários:
Enviar um comentário