domingo, 27 de novembro de 2016

Livro de petiscos da Isabel

 
VIRGILIO GOMES
 Título: O Livro de Petiscos da Isabel
Autor: Isabel Zibaia Rafael
Editora: Marcador
ISBN: 978-989-754-284-8

Desta vez é um livro de receitas. Como a autora escreveu na capa são Receitas simples e criativas para saborear com a família e amigos. Ora são dois pressupostos para garantir sucesso. As receitas são simples, porque são fáceis de executar, e depois afirma o propósito da partilha, e o seu sentido convivial.
O livro está repartido nas seguintes categorias com receitas: Para petiscar, Comidas frescas para dias quentes, Com sabor a mar, Do talho para a mesa, Para celebrar a amizade e Só coisas doces. É, portanto, fácil dirigirmo-nos para o capítulo de acordo com o momento ou circunstância de preparação das receitas.
Há um detalhe que muito me agrada. No final de cada receita, uma pequena prosa, emotiva muitas vezes, da relação da autora com cada receita. Por aqui se descobre o seu entusiamo na confeção, o seu amor, secreto, dado a cada preparação. E assim se descobre também porque é que autora tem uma alegria contagiante. A sua espontaneidade, cativante, passa para a receita da mesma forma que nos encanta no seu trato. Vejam o ar de felicidade em cada foto da autora. Por mais simples que a receita pareça, aí está ela sorrindo e apresentando o produto final. Aí está o seu segredo que transmite para o amor com que tem que se ir para a cozinha.
Este livro também é bom para aqueles e aquelas que se queiram iniciar no cozinha sem complexos ou constrangimentos. Linguagem simples, método de confeção bem explicado e fotos completamente esclarecedoras. Não sendo um receituário de cozinha portuguesa, encontramos muitas raízes nossas.
Excelente grafismo assim como as fotos.
© Virgílio Nogueiro Gomes

Sugestão para ler e ir para a cozinha:

Sem comentários:

Enviar um comentário