domingo, 20 de novembro de 2016

A doçaria portuguesa do Norte


Virgílio Gomes
Título: A Doçaria Portuguesa - Norte
Autor: Cristina Castro
Editora: Ficta Editora
ISBN: 978-989-99714-0-0

Estamos perante uma obra de uma dimensão invulgar. Este é o primeiro volume de cinco que constituem o levantamento da doçaria que se pratica em Portugal. Levantamento, neste caso, não significa apenas a doçaria clássica ou tradicional, mas vai mais longe incluindo tradições recentes que, queiramos ou não, são prática de consumo em algumas localidades. Claro que a doçaria popular, como a doçaria rica e a conventual tão estão presentes. E a sua presença é enriquecida com indicação de locais ou artesãos onde pode ser adquirida ou consumida.
Conheço a autora do projeto quase desde o seu início. Projeto audacioso mas com um rigor, exemplar, de informação. E no que toca a doçaria conventual, ela só é classificada como tal desde que encontre fundamentos ou referências credíveis. Tive a sorte e o prazer de acompanhar algumas diligências nesse sentido. A breve prazo, e após a obra terminada, ninguém poderá dizer que estudou a doçaria portuguesa sem consultar estes trabalhos. Será um documento obrigatório.
Não é um livro de receitas apesar de conter nove. O objetivo é identificar os doces de acorda com a sua origem, a forma como se instalou a sua tradição, e alguns locais para os adquirir. Os mais curiosos, e aqueles que quiserem conhecer a receita, poderão sempre consultar o Site www.noponto.pt onde encontrão filmes de muita qualidade sobre a confeção da receita e naturalmente conhecer a receita. Por vez, os detentores das receitas insistem em guardar alguns segredos! Mas fica-se a perceber o que é o doce.
O livro dispõe de três índices facilitadores: um de doces por ordem alfabética, outro de localidades onde foram inventariados doce e outro ainda das receitas.
Parabéns à Cristina, e também um aplauso para o Gonçalo Barriga que docemente fez as fotografias. Encomendem que vale a pena. Pelos doces, e pelas doceiras e doceiros que nos fazem chegar estas delícias ao consumo, para nosso prazer.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Só se vende por encomenda, em:

Um livro que não deverá faltar a ninguém que goste de doces:
http://www.virgiliogomes.com/index.php/livros-pt/799-a-docaria-portuguesa-norte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina