quinta-feira, 21 de julho de 2016

Visita a Pisa

Por: Costa Pereira- Portugal, minha terra

De Roma para Pisa. O principal atractivo da cidade de Pisa é a sua Torre Pendente, perfilada ao lado da Duomo (Catedral) e do Baptistério. Banhada pelo rio Arno, Pisa é uma comuna italiana da região da Toscana e capital da província de seu nome. A Praça dos Milagres constitui o centro histórico da cidade e é Património Mundial da Humanidade desde 1987, além do mencionado ali fica também o Campo Santo, cemitério histórico, que contem terra do Monte Calvário (Jerusalém) estão sepultadas grandes personalidades de Pisa. Natural de Pisa era Galileu.

Há cerca de 2000 anos o estuário do Arno situava-se a uns 04km da urbe, hoje está estuado a uns 17km do litoral. Por isso se pensa que a inclinação da Torre se deva ao facto de lá ter existido mar ou do um estuário maior que o actual. Ao se aproximar pouco antes de se encontrar com o mar, o rio adquire um aspecto mais volumoso de águas mais profundas prestando-se para praticas desportivas, como remo.

O destino agora é Portugal, trazendo na retina imensas imagens e na memória muitas recordações que certamente se vão perder, mas que na, Carrara, que comercializa o mármore português, Génova medida do possível tentarei preservar e como a torre “caí-não-cai” de Pisa, também num vai e não vai me servirei mais tarde. Por hoje deixo Pisa e por Viareggio, que dizem a terra-mãe de Cristóvão Colombo, deixamos a Itália para entrar em França e de Nime regressar ao nosso Jardim à beira mar plantado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Barrosana / Edição Especial

  A Barrosana https://drive.google.com/file/d/1VoqdBvvm4eSOw6MJVcM1cevWyd0p03bg/view?usp=sharing