sexta-feira, 29 de julho de 2016

De visita ao mosteiro de Monte Real

 Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra

 No passado domingo, dia 24, fui a Monte Real, assistir à Missa na casa das Clarissas e aproveitar para conhecer pessoalmente uma bajouquense freira de corpo e alma, dessa Ordem de clausura monástica que Santa Clara de Assis fundou, suponho que em 1212,  a pedido de São Francisco cuja regra redigiu e o Papa Gregório IX aprovou.
A Portugal chegaram as primeiras Irmãs Clarissas após o falecimento de Santa Clara, em 1254, instalando-se primeiramente em Lamego.
Alguns séculos depois chegaram a Monte Real (Leiria) cujo mosteiro foi inaugurado a 19 de Março de 1972, e onde no domingo, além da Eucaristia, em que participei, tive a honra de conhecer a Irmã Regina e por ela ficar a saber que quem presidiu à celebração dessa eucaristia dominical tinha sido o Sr. Padre Victor Mira, um sacerdote diocesano em Missão, por terras africanas, o qual  muito admiro e é um dos meus amigos virtuais que fiquei a conhecer pessoalmente e com muita pena de perder a oportunidade de pela primeira vez o poder cumprimentar. Uma vergonha, não o ter reconhecido. Mas ele não toma a mal, não se vai à igreja para ver pessoas ou vestimentas

Conheço este mosteiro quase desde a sua inauguração, a primeira vez que ouvi falar dele foi em meados da década de 70, altura em que a pedido do saudoso padre Guedes dei boleia a duas clarissas, irmãs de sangue, naturais de Atei. Depois disso em muitas outras ocasiões ali me tenho deslocado para na sua igreja assistir à missa sempre que não tenho outra mais próxima, aquando das minhas demoras  por terras do Lis. Recordo que fizemos a viagem desde Vilar de Ferreiros até Monte Real sem ouvir uma palavra da boca daquelas almas, nem um lamento de quem carregou ao colo, com dois sacos de batatas ofertados e que no carro não tinham outro espaço para os depositar. Soube então que eram irmãs de um antigo criado do Abade Miranda, e que tinham ido ao funeral de um dos seus progenitores. Nesta altura ainda era recente a comunidade das Irmãs Clarissas de Monte Real, criada de raiz pela Madre Teresa, de Vide Entre Vinhais, freguesia de Celorico da Beira, extinta em 2013, da diocese da Guarda; Comunidade  que também à pouco decidiu enviar as primeiras Clarissas para Timor, onde já se encontram 4 Irmãs, prontas para concluir a construção do primeiro mosteiro em Timor. Contam com a generosidades dos cristãos e homens de boa vontade. Devo também dizer que tenho umas sobrinhas maravilhosas que me dão destas consolações, e desta vez foi a Saozita a conduzir-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina