segunda-feira, 6 de junho de 2016

Livros portugueses de turismo, hotelaria e gastronomia, premiados internacionalmente


A excelência do que se faz em Portugal no sector do turismo, hotelaria e gastronomia continua a ser premiada no estrangeiro e já se estende aos livros.
A gala dos Gourmand World Cookbook Awards – Wines and Drinks 2016 acaba de eleger o Guia de Enoturismo de Portugal - O Que Provar, O Que Visitar como o "Melhor Livro de Enoturismo do Mundo". Em segundo lugar ficou o Barcelona Wine (Espanha) e o Wine Trails (Reino Unido).
Estes prémios são considerados os Oscars dos livros de gastronomia (comida e bebida, em papel ou digitais) e programas de televisão. A cerimónia de 2016 decorreu na China, nos dias 28 e 29 de Maio, e contemplou 89 categorias. A organização recebeu candidaturas de 205 países.
Pode ver aqui a lista de vencedores na categoria "Livros de Culinária". E aqui  os vencedores na categoria "Livros de Vinhos e Bebidas".
A edição 2016 dos Gourmand atribui ainda um terceiro lugar ao livro Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas, uma extensa cartografia dos sabores e técnicas da região sul do país da autoria de Maria Manuel Valagão, com fotos de Vasco Célio e receitas de de Bertílio Gomes. O terceiro lugar foi na categoria "Publishers - Best Cookbook of The Year".
Um outro livro português obteve um terceiro lugar, no caso o Cozinha Vegetariana Para Quem Quer Ser Saudável, de Gabriela Oliveira, na categoria "Subjects - Vegetarian".
o prémio de "Melhor Apresentador" foi obtido pelo chef argentino Chakall pelos seus programas de televisão, incluindo em Portugal. Que abriu recentemente um novo restaurante em Lisboa.

Para saber mais, consulte estes sites:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breve História da Arte

                          https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-arte-susie-hodge/22237887