Edward O. Wilson, é um dos maiores biólogos do século XX (e deste XXI). A sua obra publicada assim o diz. Em 2001 publicou “O Futuro da Vida”, onde procura responder a duas questões filosóficas: “de onde viemos” e “para onde vamos”.
Wilson demonstra que o homem
deixou de ser um mero habitante do planeta, lutando pela sua sobrevivência
(aliás, como as outras espécies), para se tornar uma “força geofísica”,
intervindo na Natureza, transformando a própria dinâmica do planeta em relação
ao equilíbrio do clima global e da saúde dos ecossistemas.
Inicia a narrativa com descrições
“mirabolantes” da diversidade, como os seres microscópios – bactérias capazes
de sobreviver em ambientes hostis como as grandes temperaturas vulcânicas ou
pressões altíssimas nas profundezas marinhas ou de enorme radiação.
Se um dia a vida da superfície
desaparecesse, seres microscópios resistiriam a três quilómetros de profundidade.
São esses seres que dão esperança aos cientistas. Se um dia o Homo sapiens
desaparecer, a vida permanecerá. Por essa razão, Wilson acrescenta que não é a
biosfera que precisa da humanidade. Pelo contrário, esta é que precisa da
biosfera.
O erro do Homem, diz-nos o
biólogo, é destruir as espécies sem ter acumulado conhecimento sobre as mesmas.
E Wilson usa os números como se de um economista se tratasse. Se o Homem
tivesse que pagar os serviços que recebe gratuitamente da Natureza, gastaria (há
15 anos atrás) 33 trilhões de dólares. O dobro do PIB de todos os países do
mundo. Diz-nos ainda Wilson, que estes números não contabilizam o potencial
medicinal das espécies que ainda não foram catalogadas e estudadas pela
ciência.
E quais são esses serviços
gratuitos prestados pela Natureza? O equilíbrio do clima e da
atmosfera; a reposição de água doce; o enriquecimento do solo; o ciclo de
nutrientes; a absorção de dejetos; a polinização; a reposição de fontes de
energia alimentar, como os stocks de peixes marinhos; a produção de fibras, madeira
e outros materiais. E por aí fora.
Para Wilson, o
desenvolvimento não deve ser pensado (ou calculado) com base no Produto Interno
Bruto (PIB). Nesses cálculos devem ser incluídos os custos ambientais do
progresso. O problema do ser humano é que apenas está comprometido a curto
prazo com a Natureza. É, pois, necessário criar uma nova ética ambiental a longo
prazo, para que a evolução humana tenha continuidade. Até porque existe, além
da prática que envolve a sobrevivência humana, uma razão moral para proteger a
biodiversidade. É a memória biológica da Terra e da nossa própria história
evolutiva. Wilson, nesta questão, faz uma comparação interessante. Diz.
Aniquilar a diversidade biológica equivale a queimar todos os registos das gravações
dos Beatles e todas as obras de arte.
No futuro próximo, em 2100,
se a Humanidade continuar com este comportamento actual em relação à Natureza, transformar-se-á
numa comunidade mundial envelhecida, socialmente desigual (com agravamentos),
geneticamente homogenia (devido à globalização e ao casamento entre pessoas de várias
nacionalidades); a Amazónia totalmente destruída, mais de metade das espécies
extintas, com os cientistas a tentar criar geneticamente, ecossistemas que os
seus pais e avós destruíram.
O biólogo termina dizendo
que não é tarde demais para mudar. A solução está nas mãos de
todos. Dos governos, da iniciativa privada, da ciência e tecnologia.
E de nós como indivíduos também,
acrescentamos.
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