quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O último Natal da guerra - Primo Levi


Este livro é uma obra póstuma de Primo Levi, o químico judeu (italiano), nascido em Turim (1919) e falecido voluntariamente em 1987. Levi suicidou-se. Esteve preso em Auschwitz com o número 174517. A sua obra mais conhecida Se isto é um homem, é um testemunho vivo da sua vida nesse campo de concentração. Outras obras testemunhais são, por exemplo, A trégua, Os afogados e Os sobreviventes. São testemunhos a que Levi denominou a sua “memória patológica” particular. Porque obriga à evocação, que pode levar à loucura aquele que a procura conter. Um pouco como o personagem de Borges, Ireneo Fuentes, “el memorioso”, a cuja memória nada escapa. Sobre Ireneo diz-nos Levi: “tinha mais lembranças sozinho do que quanto poderiam ter todos os homens que viveram desde que o mundo existe”. Para justificar a parte mais bela (e mais conhecida) da sua literatura.
O último Natal de guerra reúne 26 contos. Originalmente foram publicados em jornais. Marco Belpoliti, crítico da obra de Primo Levi, relançou-os numa edição póstuma. São contos engenhosos, uma narrativa de estrutura breve, onde se explora uma temática diversa, mas partindo sempre da sua experiência como prisioneiro judeu nos campos de concentração nazi – o tema central da literatura de Primo Levi.
A presente edição dos Livros Cotovia é uma tradução do italiano de Clara Rowland.
Armando Palavras 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O bluff de Ventura

André Ventura com o bluff que criou, contribuiu para uma coisa: a partir de 2026 o PAR será socialista. Ou seja, André Ventura entregou a Pr...