quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Os miolos pensantes da direita - Barroso da Fonte


Barroso da Fonte

Leio em Ecos de Basto «as três tentações de Cavaco Silva». Assina as 2 colunas o «Engº Luís F. Lopes», com asterisco que reforça o grau académico do articulista «Prof. Doutor da UTAD». Não sei onde dependura o pote. Mas académico tão doutoral,merece continência.
A meio desta sua perlenga afirma: «nós os socialistas e muitos outros Portugueses que acreditamos nele» (D. Sebastião o tal que morreu em 4/8/1578),necessitará de Betadine para as feridas resultantes da sua penosa batalha de Alcácer-Quibir». Este naco de «real» Sebastianismo é aqui chamado por este «doutor da UTAD», a pretexto da «maior tentação de Cavaco» para retardar a decisão do PR. E justifica: «a construção do argumento já foi iniciada pelos miolos pensantes da Direita». E o «arroubo» triunfal deste opinador, destina-se a defender os deputados que – coitados – atacá-los «é atacar o povo que neles votou». O que eles acordarem «é irrevogável. Ora, nenhum ser humano poderá garantir tal coisa, muito menos os políticos – ensina a prática política contemporânea que a palavra dada só com muita dificuldade poderá ser honrada...» Pedir a António Costa um novo acordo não será humano». A este «engº prof. Doutor da UTAD» assiste o direito de defender os deputados e a «inequívoca maioria de Cabeceiras de Basto. Mas não admite o contraditório quando condena «os Sebastianistas que anunciam a morte política de António Costa». Ele «está vivo e vai governar». Outro equívoco imperdoável: o distraído articulista alude a uma «inequívoca maioria em Cabeceiras de Basto, correspondente a 4.394 votos, ou seja: 48,4%». A que ato eleitoral se reporta? É que nas últimas legislativas, Cabeceiras e todo o distrito, como em todo o país, a Coligação venceu. Em Cabeceiras o PS perdeu por 45,16%, contra 42,11%. Talvez tenha sonhado com uma vitória online. Assim como seu ídolo é hoje primeiro ministro sendo vergonhosamente derrotado.
  Este doutoral, engº Prof da UTAD, não terá estudado lógica,nem exercitou o mérito do silogismo. Nem saberá que a filosofia é, por definição,a mãe de todas as ciências.
 Por isso lhe recomendaria a leitura do artigo do seu camarada António Barreto,publicado no DN de 8/11/2015. Esse artigo conclui que «O Parlamento não existe». E se perguntar ao também seu camarada António José Seguro e aos seus apoiantes,ouvirá da boca deles que não é da direita que surgem os «miolos pensantes» que refere. Para o poupar à procura do libelo de António Barreto deixo-lhe aqui uns laivos desse artigo para lhe abrir o apetite.


«Olha-se para São Bento e o que se vê?
Uma casa assombrada. Um Parlamento inútil, inoperante e incapaz. Se alguém tinha dúvidas sobre a qualidade, o valor e o papel da Assembleia da Republica,tem agora matéria para ser esclarecido: um período de um mês, talvez mais, em que o nosso pobre Parlamento revela à luz do dia, a todo o mundo, a sua futilidade, a sua dependência do governo, a sua função de arena de mau gosto, a sua falta de espírito de corpo, a sua ausência de orgulho e a sua deficiência de honra! Eleitos há mais de um mês, os deputados passeiam-se pela intriga partidária.
Só se preocuparam com a eleição do novo presidente, que imediatamente se vestiu de valete de copas, às ordens do seu partido e de um futuro governo ainda em estado gasoso. Aos 230 deputados, não lhes ocorreu reunir, discutir, debater, organizar os seus trabalhos, criar comissões,estabelecer ordens do dia e agendas para os próximos meses, começar a preparar projetos de lei, coligir informação, analisar situações reais nos vários sectores da vida, olhar para a execução orçamental, estudar a sério as PPP, voltar a olhar para os grandes casos que ainda hoje ameaçam a democracia (BPN, BPP, BCP, CGD, PT, Cimpor, BES, GES...) e fazer qualquer coisa que se veja, que interesse ao país e que justifique o vencimento que recebem. Dizem que, desculpa de preguiçosos, estão à espera do programa do governo...»
Procure ler o artigo completo e, antes de abordar temas partidários, procure não ludibriar os leitores.Fui amigo de verdade do fundador desse Jornal. Se ele fosse vivo não autorizaria a publicação desse infeliz artigo.
Borroso da Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...