segunda-feira, 19 de outubro de 2015

EMACO - Encontro Tertúlia 24 outubro 2015 ESPAÇO E MEMÓRIA

                    Biblioteca Operária Oeirense - Oeiras com História

A EMACO vai retomar um pouco a sua tradição mensal reiniciando as tertúlia num modelo diferente dos anteriores (menos pesado financeiramente para os participantes). Inicia a actividade num espaço acolhedor e próximo - A Biblioteca Operária Oeirense,
Assim será no próximo dia 24 de Outubro, sábado, das 16h às 17h30, tertuliando à volta dum livro e desta vez é sobre as Mulheres com Poder e Autoridade, Contributos Para a Reintegração das Mulheres na História, terá apresentação de Maria José Matos e com a presença do autor Manuel Dias Duarte que possui uma vasta obra editada, nos âmbitos da Filosofia, Pedagogia,  História e Ficção.
A BIBLIOTECA OPERÁRIA OEIRENSE, é em Oeiras, na Rua Cândido dos Reis, nº 119  (virados de frente para a CMO fica do lado esquerdo).

Aqui fica uma nota sobre o autor tertuliano.

Nota Biográfica de Manuel Dias Duarte

Manuel Dias Duarte, nascido em Lisboa, em 1943; professor do Ensino Secundário, no Instituto Superior de Serviço Social, na Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada) e na Universidade Lusófona de Humanidades  e Tecnologias.
Publicou, no campo da Filosofia e da Pedagogia, além de manuais escolares para os 10º, 11º e 12º anos, publicou ainda Objectivos, estratégias e avaliação no Secundário – o exemplo da Filosofia (Livros Horizonte, 1983); História da Filosofia em Portugal nas suas conexões políticas e sociais (Livros Horizonte, 1987), ambos esgotados; Os Sete Sábios. Vidas, doutrinas e sentenças (Vega Editora, 2006). Dirige actualmente a colecção “Referências” na Vega Editora. Em 2013 saiu a lume Vidas, opiniões e sentenças de présocráticos ilustres (Editora Fonte da Palavra); em 2014, Psicanálise e cultura e Questões do Marxismo (Editora Fonte da Palavra).
Iniciou-se na ficção, em 1999, com Pedra da Lua (editora Ausência, esgotado), a que se seguiu, em 2002, Semelhante à bondade da Primavera (Editora Ausência, esgotado) e Don Giovanni em Lisboa (Edições Cosmos), obras integrantes da tetralogia O ser e o tempo. Recentemente deu a lume Angelina, uma mulher do povo na I República – Crónica de uma vida (Editora Fonte da Palavra). A novela sentimental O professor Simão Botelho é de 2013 (Editora Fonte da Palavra).
Publicou ainda História de Portucália. Uma História de Portugal no feminino (Editora Ausência, 2004, esgotada) e tem em publicação Mulheres com poder e autoridade. Contributos para a reintegração das mulheres na História (Vega Editora, vols. I e II, 2014, 2015).

ESPAÇO e MEMÓRIA
Associação Cultural de Oeiras 

Rua Professor Mota Pinto, Loja N.º 10,
Bairro do Pombal,
2780-275 OEIRAS

Apartado 184
2781-851 Oeiras

Tel: +351 21 441 99 51



Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...