terça-feira, 7 de julho de 2015

Sete Livros para Férias - Luuanda



Luuanda é um conjunto de pequenas histórias escritas por Luandino Vieira há cerca de meio século. A lusofonia é diversa e os seus linguarejares específicos. E é nesta especificidade que a escrita de Luandino deve ser entendida. Como a de João Guimarães Rosa (Grande Sertão Veredas).
O português que esteve em África lê-o com facilidade e entranha na alma os vários termos da portugalidade. Este trecho é bem exemplo disso:
“Quatro horas eram já quase e, à toa, seguiam no passeio do Catonho-Tonho, direcção do mar. Zeca Santos tinha dado encontro no amigo dele, agarrara-lhe ainda no emprego, nesse dia Maneco estava sair mais tarde, dia de chuva os carros eram muitos lá na estação de serviço e queria fazer umas horas na vez de um amigo. Por isso é que três horas só Maneco veio para almoçar. Saiu logo conversa desse baile do último sábado, a peleja que tinha passado por causa a Delfina, e Maneco gabou Zeca:
- Você arreou-lhe uma bassula de mestre! Possa! A malta gramou!
Gabado, Zeca Santos endireitou o corpo magro e as orelhas-de-abano – ele tinha raiva essas orelhas, todas as pequenas gostavam lhe gozar e só depois, quando adiantava falar, elas esqueciam na música das palavras – ficaram a arder, quentes”.
(p.58).

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...