segunda-feira, 29 de junho de 2015

Notícias das Letras (2) - In: Revista Tellus, nº 62 (Junho de 2015)

 Faleceu Luísa Dacosta

A escritora Luísa Dacosta, um dos nomes cimeiros daliteratura portuguesa contemporânea, unanimemente reconhecida como tal pela crítica, faleceu no dia 15 de Fevereiro de 2015, em Matosinhos, onde vivia desde longa data. De seu nome verdadeiro Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos, nasceu em Vila Real em 16 de Fevereiro de 1927. Faleceu pois na véspera de completar 88 anos.
A sua obra, muito diversificada e de grande qualidade literária, abrange a ficção, a crónica, o ensaio e a literatura infantil. O Grémio Literário Vila-Realense tinha dedicado o Dia das Letras Trasmontanas e Alto-Durienses, em 16 de Março de 2012, a esta importante figura de escritora, prestando-lhe uma homenagem de que constaram o descerramento de uma placa na rua onde nasceu (Cândido dos Reis), em que se pode ler um excerto do livro de contos Província, evocando essa mesma rua nos anos da juventude da Escritora, e uma palestra pela Dr.ª Maria Hercília Agarez.

Desassossegos, de Ribeiro Aires

Joaquim Ribeiro Aires, que tem ultimamente andado algo arredio da poesia, para se dedicar a trabalhos de fôlego notável de natureza historiográfica, regressou recentemente à modalidade em que iniciara a sua carreira literária em 1985, ano de publicação do livro de poemas Esta cidade onde moro. Fê-lo com o livro Desassossegos, em que reúne mais de meia centena de poemas, divididos por temas muito diversificados.
Trata-se de uma poesia de fácil e amena leitura, que recusa as escabrosidades herméticas de certa poesia moderna.
Poemas marcados a fogo por uma certa insatisfação: «Estes são os versos/ Da minha inquietação/ Que é um não sei quê/ Permanente/ De nunca estar contente.»
O livro, que sai com uma bela capa de Chi Pardelinha, é da responsabilidade da editora vila-realense Maronesa.

Morada, poesia reunida de Rui Pires Cabral

A Assírio & Alvim, uma das nossas mais prestigiadas editoras de poesia, acaba de publicar um grosso volume que reúne toda a obra poética de Rui Pires Cabral, à excepção dos livros de poemas-colagens que apareceram nos anos mais recentes, de que é exemplo Oh! Lusitania.
Inclui ainda Evasão e Remorso — um conjunto de poemas que ainda não havia sido publicado em livro — e uma secção final com alguns textos dispersos e inéditos, para além de alguns desenhos de Daniela Gomes (artista vila-realense) e uma colagem de Martin Copertari na capa.
Tem o singelo título de Morada. A obra dá-nos uma perspectiva completa sobre a poesia de Rui Pires Cabral, onde estão presentes os seus cenários recorrentes: o paraíso perdido da infância, onde houve inúmeros momentos de felicidade e companheirismo, revisitado com referência explícita a muitos dos lugares onde decorreu; as andanças pela Europa, fonte de conhecimento mas também de angústias; o quotidiano baço de Lisboa, igualmente motivador de inquietações e inadequações. O poeta dirige-se frequentemente a si próprio, modo de pôr a tónica na permanente questionação do sentido da existência — ou da falta de sentido, ou mesmo, muitas vezes, do seu absurdo. «Se nos cruzássemos nas ruas desta cidade// entre desconhecidos de toda a sorte, talvez/ nos sentássemos a falar da nossa vida, isto é,/ de como vamos ficando cada vez mais órfãos/ de nós próprios. Ou, pensando bem, talvez não.»

Faleceu Amadeu Ferreira

Faleceu no dia 1 de Março de 2015 o escritor Amadeu Ferreira, vítima de doença que o minava há alguns meses — mais um rude golpe na cultura e literatura trasmontanas.
Contava 64 anos.
Amadeu Ferreira, que era Presidente da Direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes, deixa uma imagem de homem afável e generoso, de uma energia inquebrantável e de uma multiplicidade surpreendente de interesses e actividades. Para além de professor de Direito e de vice-presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, o Grémio Literário Vila-Realense recorda-o sobretudo como romancista e poeta de elevada qualidade, e também como o grande paladino do Mirandês, língua para a qual traduziu, sob o pseudónimo de Fracisco Niebro, obras importantes como Os Lusíadas, os Evangelhos, a Mensagem, de Fernando Pessoa, entre outras.
Em 5 de Março realizou-se a sessão de lançamento na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa da sua Biografia (O fio das lembranças, da autoria de Teresa
Martins Marques), e do seu último livro de poesia, Belheç / Velhice (bilingue mirandês / português).

Faleceu Nélson Vilela

Vítima de doença prolongada, faleceu no passado dia 19 de Março o poeta Nélson Vilela.
Nélson Vilela era natural de Vilarinho da Samardã, onde nasceu em 1933 de uma família muito numerosa. Apesar de ter cursado Teologia, nunca se dedicou à vida eclesiástica, tendo em vez disso exercido funções docentes em diversas escolas, acabando por se aposentar como professor da Escola Básica 2,3 André Soares, em Braga, cidade onde residia.
Homem de grande modéstia e discrição, Nélson Vilela afastava-se voluntariamente de toda e qualquer publicidade, o que de algum modo terá influenciado a circulação restrita das suas obras.
Publicou os seguintes títulos: Saudade, Asas de espuma, Inquietação, Sobre a terra e sobre o mar, Mar e sombras, Pedaços do mesmo sonho, Regresso, Sempre em caminho,
O livro de Carla, Entre urgueiras e carquejas, e O sal e as lágrimas. Publicou também um ensaio, Linguagem humana, e organizou o volume Una vista de olhos pela poesia portuguesa.

                                                                                                In: Revista Tellus, nº 62 (Junho de 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário