segunda-feira, 1 de junho de 2015

JOÃO DE DEUS RODRIGUES: MEMÓRIAS E DIVAGAÇÕES




João de Deus Rodrigues (Morais, Macedo de Cavaleiros, 1949), autor de trabalhos monográficos, contos e poemas, acaba da publicar, na pequena mas combativa editora macedense Poética, um livro de poesia a que chamou Memórias e divagações.
                O livro, algo heterogéneo nos temas abordados, caustica alguns aspectos desumanos do mundo actual, mas celebra também o mundo rural que viu nascer o autor.
                A terminar o prefácio, da autoria de A. M. Pires Cabral, lê-se: «Memórias e divagações, não obstante um certo tom brincado e uma certa ironia que o percorrem de lés-a-lés, é no fundo um livro de vigoroso protesto. Protesto — simultaneamente uma contestação das contradições e desconcertos do mundo e um comovido requiem pela vida rural, que morre justamente porque o mundo está desconcertado, à mercê das grandes rodas dentadas da finança — é o traço-de-união que liga as memórias com as divagações.»

            O livro foi apresentado em Lisboa, na Livraria Ferin, no dia 29 de Maio de 2015.

Grémio Literário Vila-Realense
Câmara Municipal de Vila Real


Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...