terça-feira, 26 de maio de 2015

Dieta mediterrânica


Virgilio Gomes
Já todos ouviram falar da dieta mediterrânica, todos sabem dar um palpite, mas quando se perguntam detalhes as respostas começam a ser cada vez mais vagas. Depois há outros aos quais se pergunta se Portugal é um país de prática da dieta mediterrânica, e todos dizem que sim mas na prática são poucos os que sabem com exatidão do que isso significa.

Título: Dieta Mediterrânica
Autor: Jorge Queiroz
Editora: althum.com
Este livro, já em 2ª edição é uma obra fundamental para entender a evolução dos povos desta zona e os seus reflexos na sua alimentação. O seu autor, com méritos conhecidos, integrou a representação portuguesa para a classificação pela UNESCO da Dieta Mediterrânica como Patrimonio Cultural Imaterial da Humanidade. O livro tem, portanto, a escrita de alguém bem envolvido na problemática classificativa.
SE tem o valor das descrições da evolução histórica e sociológica dos habitantes da zona em causa, tem capítulo essências para a trilogia base do conceito definido por Ancel Keys nos anos 60: os cereais e o pão, o ouro líquido que é o azeite e a vinha. Natural que aborda as questões da cozinha mediterrânica em Portugal. Tem ainda um capítulo essencial que define o padrão alimentar da dieta mediterrânica que muitos deveriam ler. Ora é este padrão que os portugueses deveriam fixar para se sentiriam, de facto, inseridos neste programa. Ou melhor ainda que o autor se disponibilizasse para a edição mais leve para ensinamentos rápidos.
Excelente edição que todos deveriam ler e para que muitos aderissem à prática da dieta mediterrânica e verão que a sua saúde poderá melhorar.
Interessante e bem construído o capítulo final sobre o futuro da dieta mediterrânica. Futuro que depende de nós. E todos conhecemos a dificuldade da alteração de mentalidades e seus atos…! Excelentes conteúdos e fotos ilustrativas que apetecem.

© Virgílio Nogueiro Gomes


Um livro imprescindível:

http://www.virgiliogomes.com/index.php/livros/688-dieta-mediterranica



Sem comentários:

Enviar um comentário

Estátua de Francisco Sá Carneiro, vandalizada em Viseu!

Ontem comemoraram-se os 50 anos do 25 de Abril. No dia anterior, os que defendem apenas a liberdade deles, ou seja, a dos Gulag soviéticos, ...